Economia

Moda Sustentável

Artesanato alagoano ganha destaque em evento do Sebrae

Capacitação e integração de elementos contemporâneos ao artesanato tradicional foram os focos principais.

Por Redação 22/05/2024 17h05
Artesanato alagoano ganha destaque em evento do Sebrae
Foto: Julio Vasconcelos

Uma tendência que vai além do estilo de roupa, valorizando a sustentabilidade e ressignificando o consumo, vem enaltecendo a identidade e ganhando cada vez mais espaço na moda autoral. Com esse objetivo, o Sebrae Alagoas realizou o evento “Tendências Globais de Moda para o Artesanato – Como integrar elementos contemporâneos no artesanato tradicional”, nesta quarta-feira (22), no auditório do Sebrae.

O evento teve como objetivo capacitar artesãos alagoanos e oferecer uma visão estética da moda. Marina Gatto, gestora do programa de Artesanato do Sebrae, destacou a importância de valorizar e trabalhar mais fortemente a arte e o artesanato locais, especialmente os bordados e rendas de Alagoas, conhecidos mundialmente.

“Essa é a primeira iniciativa com essa abordagem. Queremos sensibilizar tanto os produtores de moda autoral quanto empreendedores do varejo a utilizarem nossa maior riqueza cultural, como o bordado filé e a renda singeleza, técnicas reconhecidas nacional e internacionalmente. Alagoas precisa se apropriar e valorizar ainda mais essas tradições”, explicou Gatto.

Cerca de 30 artesãos participaram da palestra e oficina ministrada por Charlene Santos, consultora de moda e confecção. Santos apresentou insights sobre como integrar macrotendências e tendências de moda ao artesanato. “A unificação do tradicional com o contemporâneo permite respeitar a arte dos artesãos enquanto se atrai novos clientes e atinge outros públicos”, afirmou.

O artesanato brasileiro, que conta com mais de 8,5 milhões de artesãos e movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano, representa aproximadamente 3% do PIB do país. Em Alagoas, mais de 80% dos artesãos são mulheres. Com o apoio do Sebrae, o artesanato alagoano tem ganhado destaque internacional.

Francisca Lessa, artesã de Penedo e líder do grupo Pontos e Contos, compartilhou sua experiência. “Eu sou engenheira agrônoma, então participar de um evento desses é de extrema importância para clarear minhas ideias. O que faço hoje é muito diferente do que fiz a vida inteira”, explicou Lessa, que já levou seu bordado livre ao New York Fashion Week e vende produtos para Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Sandra Cartaxo, artesã de patchwork, relatou como o Sebrae a ajudou a alcançar a maior passarela da América Latina, o São Paulo Fashion Week. “Só chegamos lá por causa da parceria com o Sebrae. Eventos como esse permitem que a gente se mantenha focada e respeite a contemporaneidade da moda, estando atenta aos materiais e ao que acontece fora daqui”, concluiu Cartaxo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu