Economia

Prodeter

Bovinocultura de leite do médio sertão alagoano recebe incentivo

Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste inicia nova etapa em evento no dia 27, em Poço das Trincheiras.

Por Redação com Assessoria 26/06/2024 16h04
Bovinocultura de leite do médio sertão alagoano recebe incentivo
Foto: Agência IBGE Notícias

O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste lança, nesta quinta-feira, 27, às 8h, nova etapa no médio sertão alagoano, com o objetivo de reduzir o custo da produção de leite na bovinocultura praticada pelos produtores da região, que integram o programa. Para tanto, será apresentado um Plano de Ação Territorial (PAT), em parceria com diversas instituições, durante o evento de lançamento, que acontece no auditório da Prefeitura de Poço das Trincheiras.

As primeiras ações desse Prodeter, que abrange, além de Poço das Trincheiras, os municípios de Maravilha, Dois Riachos e Santana do Ipanema, focaram no aumento da produtividade do rebanho, com resultados já concretos. De acordo com pesquisa aplicada pelo BNB com os produtores participantes do programa, houve um incremento de 50% na produtividade de suas matrizes, que passaram a produzir uma média 15 litros de leite por animal, por dia.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, esclarece que o programa “é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região, com ações que vão além do crédito, que são planejadas de forma participativa e realizadas por meio de articulação e mobilização dos próprios produtores e instituições das esferas federal, estadual e municipal”.

Nova etapa


De acordo com o agente de desenvolvimento que está à frente desse Prodeter, Marcos Antônio Diniz dos Santos, “essa nova etapa terá como foco a redução nos custos de produção do leite, com uma meta de reduzir em 20% esses custos no prazo de dois anos; além disso, trabalhar forte o associativismo e o cooperativismo entre os produtores que fazem parte do programa”.

Diniz destaca que um dos fatores que encarece a produção é a nutrição animal e que haverá capacitação dos produtores, entre outras ações, para difundir técnicas alternativas que tornem menos onerosos os insumos envolvidos na atividade.

Na programação do evento, além da apresentação da nova etapa do Prodeter, haverá palestras técnicas sobre cooperativismo e homeopatia bovina.

Parceria


No médio sertão alagoano, fazem parte do Comitê Gestor Territorial do Programa: Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Ipanema, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Ipanema, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Maravilha, Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Poço das Trincheiras, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Poço das Trincheiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Trincheiras, Cooperativa Agropecuária Regional de Santana do Ipanema Ltda (Carsil), Secretaria Municipal de Agricultura de Dois Riachos, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santana do Ipanema, Cooperativa de Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (Coopafas), e produtores locais.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu