Economia
ANP Reduz Levantamento de Preços de Combustíveis Devido a Cortes Orçamentários
A medida visa ajustar o contrato de pesquisa de preços às restrições orçamentárias, impactando a abrangência e a frequência de coletas.
Os recentes cortes no orçamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) levaram à redução significativa da pesquisa de preços de combustíveis, o Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC). Em nota divulgada nesta segunda-feira (1º), a agência anunciou a publicação de um termo aditivo com a empresa responsável pelo serviço, ajustando o contrato aos novos limites orçamentários.
De acordo com a ANP, o levantamento, que antes abrangia 10.920 postos de combustíveis automotivos e de GLP (gás de cozinha) em 459 cidades, sofrerá uma redução de 43% no número de coletas semanais. A partir de agora, a pesquisa incluirá apenas 6.255 postos em 358 cidades para combustíveis automotivos, e entre essas, 92 cidades continuarão com a pesquisa de preços do GLP.
A escolha das localidades excluídas foi feita com base em critérios que buscam minimizar os impactos negativos, mantendo a representatividade da coleta. "Consideramos o volume de vendas para garantir que a amostra ainda reflita o mercado nacional," explicou a ANP. Apesar dos cortes, todas as capitais permanecem incluídas na pesquisa.
Histórico de Reduções
Esta não é a primeira vez que o levantamento sofre cortes. Entre 2003 e 2007, a pesquisa cobria 22.880 postos em 555 cidades. Desde então, a ANP vem gradualmente reduzindo a abrangência e a representatividade da pesquisa devido a cortes recorrentes em seu orçamento.
A atual redução é uma resposta direta às restrições orçamentárias impostas pela Portaria GM/MPO nº 63, de 8 de março de 2024, e está alinhada com a Resolução de Diretoria da ANP nº 419/2024, que permite termos aditivos de supressão contratual.
Perspectivas Futuras
A ANP também anunciou que, a partir de janeiro de 2025, haverá um restabelecimento parcial da pesquisa. O número de localidades cobertas aumentará para 417, com um total de 8.988 coletas semanais, oferecendo uma leve recuperação da abrangência perdida.
Para obter mais informações sobre as localidades incluídas e excluídas do levantamento, além da quantidade de amostras coletadas, visite o site da ANP aqui.
Essa reestruturação do LPC é uma tentativa da ANP de se adaptar às restrições financeiras sem perder de vista a importância de monitorar os preços de combustíveis no mercado nacional.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima