Economia

Inflação

Alta da batata-inglesa e leite longa vida impactam inflação de junho

Produtos alimentares puxam inflação de 0,21%, segundo IBGE.

Por Redação com Agência Brasil 10/07/2024 14h02
Alta da batata-inglesa e leite longa vida impactam inflação de junho
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Os aumentos nos preços da batata-inglesa (14,49%) e do leite longa vida (7,43%) foram os principais responsáveis pela inflação de 0,21% registrada em junho, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pesquisador do IBGE, André Almeida, explicou que a alta nos preços da batata e do leite se deve à menor oferta desses produtos no mercado. "No que diz respeito ao leite longa vida, essa menor oferta está relacionada tanto ao período de entressafra, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, quanto por conta de um clima adverso na Região Sul do país. No caso da batata, teve o fim da safra das águas, em maio, e temos o início da chamada safra das secas. Porém esse volume que vem da safra das secas ainda não foi tão expressivo e por isso a oferta de batata estava mais reduzida”, detalhou.

A alimentação, em geral, registrou uma inflação de 0,44% em junho. Os alimentos para consumo em domicílio ficaram 0,47% mais caros, enquanto o custo das refeições fora de casa subiu 0,27%.

Além dos alimentos, outros itens que contribuíram significativamente para a inflação de junho foram a gasolina (0,64%), a taxa de água e esgoto (1,13%) e os perfumes (1,69%).

Queda na inflação


Apesar das altas em diversos produtos, o IPCA de junho (0,21%) foi menor que o de maio (0,46%). A desaceleração foi impulsionada principalmente pela deflação das passagens aéreas, que caíram 9,88% em junho. Em maio, os preços das passagens haviam subido 5,91%. “A gente teve em maio alguns feriados, principalmente Corpus Christi no fim do mês, então teve essa alta. Agora no mês de junho, os preços caíram na comparação com maio. É reflexo mesmo das dinâmicas de mercado, possivelmente por causa dos preços mais altos no mês de maio”, explicou André Almeida.

Outros itens que contribuíram para a desaceleração da inflação foram o mamão, com uma queda de preços superior a 17%, e a cebola, com deflação de 7%.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu