Economia
Produção de Motocicletas em Manaus Cresce 14,4% e Alcança Melhor Nível Desde 2012
Setor supera 1 milhão de unidades de janeiro a julho e enfrenta desafios climáticos na Amazônia
A indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024, atingindo a marca de 1.015.201 unidades produzidas entre janeiro e julho, um aumento de 14,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse desempenho representa o melhor resultado para o período desde 2012.
Em julho, a produção atingiu 147.125 unidades, marcando um crescimento de 19,7% em relação a julho de 2023 e de 38,4% em comparação com junho deste ano. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), este foi o melhor resultado para o mês de julho em 14 anos.
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destacou que a indústria de duas rodas de Manaus continua a cumprir seus planos de produção, o que explica os resultados positivos até agora. "Mas a expectativa de estiagem na região amazônica para os próximos meses do ano vai exigir atenção redobrada do setor", alertou. As fábricas do Polo Industrial de Manaus estão implementando planos de contingência para mitigar os impactos climáticos e garantir o cumprimento das metas de produção, essencial para manter o abastecimento do mercado, que tem se beneficiado da melhora econômica.
No varejo, de janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa o melhor desempenho desde 2008 e a segunda melhor performance da história do segmento. Os modelos mais vendidos foram Street, com 48,4% de participação de mercado, seguidos pelos modelos Trail (18%) e motoneta (17,4%).
Além disso, a Abraciclo informou que a média de venda diária de motocicletas em julho, com 23 dias úteis, foi de 6.823 unidades em todo o Brasil. As exportações também cresceram, com 3.318 unidades exportadas em julho, um aumento de 4,5% em relação a julho do ano passado e de 50,6% em comparação com junho deste ano.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"