Economia

Investimento

BNDES reforça investimentos no Nordeste

Encontro discute novas estratégias de crédito e desenvolvimento regional.

Por Redação com Agência de Notícias BNDES 11/09/2024 14h02
BNDES reforça investimentos no Nordeste
Foto: Reprodução Internet

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participou, nesta terça-feira (11), da primeira reunião do Comitê Regional de Instituições Financeiras Federais (Coriff) em Recife, com o objetivo de acelerar investimentos na região Nordeste. O encontro busca aprimorar o financiamento de projetos para geração de renda e emprego, subsidiando o Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).


A diretora de Crédito Digitais para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Coelho, destacou a importância da iniciativa. “O nosso grande objetivo aqui é ampliar os investimentos no Nordeste, e essa coordenação do CORIFF pode ser fundamental para criarmos uma inteligência de financiamento que desenvolva as cadeias com maior potencial e faça diferença na vida da população”, afirmou. O BNDES já ampliou em 196% as aprovações de crédito na região no primeiro semestre, alcançando R$ 7,7 bilhões em investimentos.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a integração de políticas públicas setoriais, como a Nova Indústria Brasil e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), com os instrumentos de financiamento. Segundo a diretora, setores estratégicos como turismo, inovação e agricultura familiar terão foco especial. “Iniciamos esse processo de articulação para pensar investimentos que são estruturantes na região, desenvolvendo a vocação de cada estado”, explicou Coelho.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, reforçou a necessidade de alinhar políticas e financiamento. “É preciso integrar as políticas e os instrumentos de financiamento, pois estes estão aquém do que deve ser destinado ao Nordeste para quebrar a lógica do aprofundamento das desigualdades”, pontuou.

O encontro também contou com a economista Tania Bacelar, que abordou as oportunidades da nova agenda do Nordeste, como infraestrutura, industrialização e economia criativa. Para ela, o BNDES tem um papel essencial. “O banco deve ter uma presença mais ativa no Nordeste e olhar o potencial da região no contexto do século XXI”, afirmou Bacelar.

Pedro Lima, representando o Consórcio Nordeste, defendeu a ampliação do crédito como ferramenta para reduzir as desigualdades regionais. “A reativação do Coriff é importantíssima para debater os entraves e articular estratégias conjuntas das instituições financeiras para aumentar a oferta de crédito no Nordeste”, disse.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu