Economia
Pix por Aproximação Ganha Força com Open Finance
Nova regulação do BC deve envolver sistemas de pagamento.
As novas regras do open finance, lançadas pelo Banco Central (BC), prometem facilitar a implementação do Pix por aproximação, com estreia prevista para fevereiro de 2025. O diretor de regulação da autoridade monetária, Otávio Damaso, destacou que o novo arcabouço regulatório, publicado em julho, trazendo um avanço significativo nos meios de pagamento.
“O mais notório é o Pix por aproximação, que dentro do arcabouço do open finance é um modelo muito mais leve, mais eficiente, com menos custo para a sociedade e, inclusive, para o próprio empreendedor, para o próprio lojista”, afirmou Damaso durante uma abertura da ABFintechs.
O open finance, iniciativa do BC, promove o compartilhamento de dados entre instituições financeiras e empresas autorizadas, possibilitando ofertas personalizadas e taxas de juros mais competitivas. A proposta é ampliar a transparência e a concorrência no setor.
Damaso também reforçou que 2024 será um ano de contribuições de finanças abertas, impulsionado pela inteligência artificial. “Estamos passando por um momento muito propício para o desenvolvimento desse ecossistema, dessa infraestrutura”, disse o diretor, prevendo maior fluidez nas portabilidades entre instituições financeiras.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"