Economia
Exportadores brasileiros reagem com cautela após redução parcial de tarifas pelos EUA
Setores como o do café dizem que manutenção da sobretaxa de 40% ao Brasil mantém o país “fora do jogo”, enquanto concorrentes têm tarifa zerada
Após uma comemoração inicial, exportadores brasileiros de carne, café e frutas adotaram um tom mais cauteloso diante do anúncio dos Estados Unidos de reduzir tarifas de importação. Embora, na sexta-feira (14), os EUA tenham diminuído as taxas globais de 10% para cerca de 200 produtos, o Brasil permaneceu com a sobretaxa de 40%.
“Melhorou para os nossos concorrentes e piorou para o Brasil”, afirmou ao g1 o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos. Segundo ele, o café brasileiro seguirá taxado em 40%, enquanto países concorrentes, como Colômbia e Vietnã, tiveram suas tarifas zeradas.
O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, disse à GloboNews que a manutenção da taxa torna inviável competir no mercado americano. Para ele, a tarifa de 40% é proibitiva e mantém o Brasil “totalmente fora do jogo”.
Alguns setores do agronegócio esperavam que a sobretaxa fosse eliminada. Nas últimas semanas, Brasil e Estados Unidos vinham negociando uma flexibilização do chamado “tarifaço”, com avanços após o encontro entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, na Malásia.
Na quinta-feira (13), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, discutiram o tema. Vieira afirmou, após a reunião, que aguardava uma resposta americana sobre um “mapa do caminho” para orientar as negociações.
No fim da sexta-feira, no entanto, Trump indicou que não pretende promover novas reduções. “Acabamos de fazer um pequeno recuo”, disse a repórteres. “Os preços do café estavam um pouco altos; agora, em muito pouco tempo, eles estarão mais baixos.”
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



