Esportes

ANÁLISE DE MERCADO

Ceará usa Inteligência Artificial para avaliar competições e jogadores

Por Redação com site* 24/02/2024 08h08
Ceará usa Inteligência Artificial para avaliar competições e jogadores

O Ceará intensificou o investimento em análise de mercado em 2024. Com o elenco mais estrangeiro da história, o clube alvinegro detém um banco de dados com mais de 6 mil atletas, mapeados desde 2021, e consolidou as informações através da chegada de um cientista de dados em Porangabuçu.

Na atual temporada, o departamento de futebol anunciou 14 reforços, ampliando a folha salarial do elenco em comparação com 2023. Do grupo, os demais estrangeiros são: meia argentino Lucas Mugni, lateral-direito português Rafael Ramos e atacantes uruguaios Facundo Castro e Facundo Barceló.

Em evento na sede do clube, o coordenador de análise de mercado do Ceará, Isaque Silva, detalhou o processo de contratação atual. A metodologia é dividida em estágios e inclui um monitoramento contínuo.

1ª fase: Análise de mercado e montagem de lista

“Começamos nosso processo de prospecção analisando os principais estaduais do Brasil. Depois monitoramos as competições nacionais, principalmente da Argentina e Uruguai, 1ª e 2ª divisões. Em seguida, elaboramos listas de monitoramento, com alguns nomes adicionados em uma pesquisa avançada”.

2ª fase: Viabilidade econômica e interesse do atleta

"O atleta é adicionado a equipe ‘sombra’, com acompanhamento contínuo. Agora, saindo da parte mais técnica, buscamos informações sobre o modelo de negócio, se é um nome viável, se o jogador tem interesse em vir para o Ceará”.

3ª fase: Raio-x de características do alvo escolhido

“A próxima etapa é aprofundar nosso conhecimento sobre o atleta, a nível técnico, tático, físico e biopsicossocial. Nesse caso já contamos com o apoio da nossa diretoria que conhece muitos atletas e muitos treinadores, conseguindo assim extrair muitas informações, se o jogador aguentaria nosso nível de treinamento e o calendário de viagens, além de saber sobre o perfil social do atleta".

4ª fase: Aval da comissão técnica e início da negociação

“Nós apresentamos os nomes que achamos interessantes para a diretoria executiva e a equipe técnica, que também participa desse processo. Em seguida, debatemos até chegarmos em um consenso. Por fim, se a diretoria achar que deve entrar em negociação, iniciam-se as tratativas de negociação".

*Diário do Nordeste

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu