Gastronomia

Parceria

Turismo gastronômico no Litoral Norte de Alagoas

29/12/2021 10h10
Pratos típicos alagoanos e derivados de produtos do mar são as especialidades no Litoral Norte alagoano

A capital da Rota Ecológica, como vem sendo chamada nos últimos 10 anos, além de ser conhecida como meta do turismo de atrações, com suas belas piscinas naturais; meta do turismo de luxo, com suas pousadas de charme; meta dos grandes eventos, com suas festas de Réveillon; meta das construtoras, com seus vários condomínios já prontos ou em construção; meta de ambiciosos projetos; como o Orla dos Milagres e novos hotéis que devem surgir ainda esse ano, e meta do desejo de pelo menos 5 em cada 10 brasileiros que pretendem vir a Alagoas, segundo plataformas de busca turística, é também a nova meta do turismo gastronômico, tendo no povoado de Porto da Rua o maior número de restaurantes reconhecidos e elogiados do litoral Norte.

E o povoado de Porto da Rua se transformou na meca do turismo gastronômico, onde chefs renomados, em visita a cidade, teceram elogios sobre os novos restaurantes e sua apreciada culinária.

Um dos mais antigos, que deu início a essa fase, é o restaurante do Enildo, da Chef Lúcia, super badalado com seus pratos de frutos do mar bem pé na areia.

Outra chef local que faz bastante sucesso é Romilda, do Favoritu’s, que criou um prato para lá de delicioso, o Camarão Milagrense, dentro do coco verde. O Manzuá, do chef Veloso, também ocupa lugar de destaque na galeria dos locais.

Os novos restaurantes, super cobiçados, de chefs e proprietários que vieram de fora, mas escolheram morar, fazem bastante sucesso e têm filas de espera nos fins de semana. Começando pelo Quintal, do chef Lucas.

Passa pela Companhia da Lagosta, dentro da Pousada Villa Pantai. O Villa Milagres, que conquistou uma legião de fãs, em apenas um ano, com sua famosa casquinha de carne de jaca. O Patrícia Bistrot, com sua culinária bastante refinada. O Iapois Restaurante, que lançou as receitas da felicidade, o Restaurante Milagreiro, que oferece uma massa dos sonhos e o Milagres Beer, que além de bar com música ao vivo, é restaurante de primeira qualidade, onde os pratos, segundo dizem, alegram a gula e a alma.

1º restaurante

Na sexta-feira, dia 15, Porto da Rua, povoado de São Miguel dos Milagres, que nos últimos meses se transformou no novo point da gastronomia, ganha seu primeiro restaurante conceito da Rota Ecológica.

É que no balneário vai abrir o Varanda, primeiro restaurante conceito do Litoral Norte, oferecendo pratos variados da cozinha brasileira e contemporânea, que abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção com o objetivo de dar asas à imaginação.

Preparado por Jéssicka Albuquerque e Paulo, os dois chefs do Varanda, o cardápio é uma experiência gastronômica.

Segundo a chef Jéssicka, “nos últimos anos, a gastronomia tem aderido a um movimento que ganha força em diferentes contextos, as experiências. Mais do que apenas servir comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar em formas de impactar positivamente o cliente, levando em conta sentidos diferentes. Com um público mais exigente e seletivo, a relação precisa ser mais pessoal, íntima e ir muito mais além. O desafio é vender, junto com a gastronomia de qualidade, experiências que aguçam sentidos além do paladar e permitam que o consumidor crie memórias positivas”.

Se o turismo de experiência já está consolidado como uma nova forma de conhecer lugares, a gastronomia de experiência se fortalece com a proposta de servir pratos de qualidade, levando em conta a vivência do consumidor.

Essa é a proposta do Restaurante Varanda, em Porto da Rua. Mais informações no Instagram @varandamilagres.

Planejamento

Para os municípios de Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe – além da São Miguel dos Milagres – a situação urbana tende a ter grande melhora. É que o governador Renan Filho assinou, na última semana, convênio do Plano Diretor para esses municípios.

Cerca de R$ 2 milhões serão investidos pelo Governo de Alagoas nos planos diretores por meio de recursos próprios, através de quatro convênios.

A respeito do Plano Diretor, o governador Renan Filho afirmou que “será o instrumento fundamental para o desenvolvimento das cidades”.

O plano viabilizará construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização de acessos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu