Gastronomia

PRIMEIRA EDIÇÃO

Festival Gastronômico de Piranhas valoriza pequenos negócios e produção da região

O evento irá apresentar pratos elaborados por restaurantes da região, além de itens da produção e artesanato

Por Redação 23/08/2022 16h04
Festival Gastronômico de Piranhas valoriza pequenos negócios e produção da região

Idealizado por diversas instituições parceiras com a missão de promover novas experiências para o público, formadores de opinião e toda a cadeia que compõe a gastronomia regional, o 1º Festival Gastronômico de Piranhas será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, das 18h às 22h, no Centro de Convenções Miguel Arcanjo de Medeiros, no Centro Histórico do município.

O evento nasceu com o objetivo de divulgar a gastronomia para turistas e visitantes, valorizar os produtores locais e ainda estimular mais ainda a visitação a Lapinha do Sertão. O festival contará com pratos elaborados exclusivamente para o evento, feitos pelos seguintes restaurantes da região: ‘Nalva Cozinha Autoral’, ‘Cachaçaria Altemar Dutra’, ‘Restaurante Dona Gui’, ‘Restaurante Canyons do Gavião’, ‘Engenho São Lourenço’, ‘Casarão’, ‘Nossa Bodega’, ‘Flor de Cactus Restaurante’, ‘Sertão Vai Virar Mar’, ‘Oishi Sushi’ e ‘Lar Doce Lar’. O público visitante também poderá experimentar as cervejas artesanais da região: ‘Lapinha Beer’, ‘Maria Bonita’ e ‘Camonga’.

Além disso, os visitantes poderão encontrar itens da produção do Sertão Alagoano, entre eles o Mel da Associação dos Jovens Rurais (Terra Jovem) e da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis). Esta também irá apresentar seus biscoitos a base de mel; coquinho licuri, broas e doces da Associação do Sítio Baixa do Galo; cocadas da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão; doces de leite de cabra da cooperativa Cafisa, além das geleias de Umbu (Araçá).

No festival também será possível encontrar artesanato de qualidade como o bordado Redendê de Entremontes, bem como diversos acessórios de couro de tilápia da Estação Cangaço, além das apresentações culturais de Xaxado, banda de Pífano e muito mais.

O gerente-adjunto de Relacionamento Empresarial da Agência do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destacou que uma das missões do festival é incentivar a cadeia produtiva de pequenos negócios do turismo local. Isso é importante, segundo Vitor, pois ocorre durante a baixa temporada, envolvendo diversos segmentos como as empresas de hospedagem, agência de viagens e as de alimentação fora do lar, que foram devidamente preparadas para o festival.

“Todos esses pontos de contato do cliente dentro da experiência do turismo têm que ter um nível de qualidade exemplar e um deles é o de alimentação que envolve restaurantes, bares e lanchonetes. As empresas estão sendo preparadas para fazer um belo evento e deixar como legado o aprendizado que fizemos nas capacitações com eles, desde a apresentação visual dos pratos, ficha técnica, formação de preço, boas práticas de segurança alimentar, atendimento inclusivo e uma trilha de capacitação e consultorias”, afirma Vitor Pereira.

O supervisor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Aluísio Goulart Silva ressalta a relevância de apoiar o evento. "A participação da Embrapa Alimentos e Territórios no primeiro Festival Gastronômico de Piranhas tem o intuito de promover um diálogo com os chefs de cozinha participantes sobre a importância das paisagens alimentares no contexto do turismo gastronômico, assim como a importância de se destacar, em eventos como este, elementos da cultura alimentar local a partir das conexões da produção de alimentos com o território", conclui.

O 1º Festival Gastronômico de Piranhas é uma realização da Prefeitura de Piranhas, através de sua da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sebrae Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Alimentos e Territórios).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu