Gastronomia

COZINHA SEM FRESCURA

Café ou melancia? Alagoana produz sabores especiais de geleias

Chef Juliana Almeida investe no artesanal e versatilidade de produtos

Por Redação 06/05/2023 12h12 - Atualizado em 06/05/2023 13h01
Café ou melancia? Alagoana produz sabores especiais de geleias

Café, pitaia com limão siciliano, e melancia. Sabores impensáveis para geleias, mas que estão sendo produzidos artesanalmente pela alagoana Juliana Almeida, em Maceió. Com dez anos de experiência como chef de cozinha, a profissional decidiu se tornar fabricante de uma das iguarias que também usa em alguns dos cardápios personalizados que assina por Alagoas.

A proposta das geleias D’Ju é a de uma experiência sensorial com produtos que podem harmonizar com queijos, bolos, drinks e carnes. Em cada pote de 200g, ao preço de R$ 34,00, uma “surpresa” ao paladar. “A geleia sempre foi uma paixão na minha vida. Resolvi sair da posição de consumidora para fabricante. Mas quis inovar e decidi fabricar sabores que não encontrava no mercado. Todas as frutas e outros ingredientes escolhidos fizeram parte de um estudo minucioso de aromas e sabores”, contou a chef.


E a fabricação leva tempo. Cada sabor tem um modo de fazer específico dentro do processo artesanal adotado por Juliana. As frutas são escolhidas a dedo, assim como o café que faz parte da lista de opções da D'Ju. Sem açúcar em excesso e sem conservantes industriais, as geleias se destacam pela versatilidade e assinatura autoral.

“A produção começa no início da semana com a compra das frutas e do café, item que é produzido em Alagoas e recebe um toque bem regional, com a adição de um ingrediente bem nordestino. Quem tem o paladar mais apurado vai descobrir logo, mas é um segredinho delicioso. As geleias que faço quase não levam açúcar, pois busco manter o sabor natural de cada produto. Isso diminui o prazo de validade, mas ressalta o sabor de cada ingrediente”, destacou Juliana Almeida.

           Identidade visual assinada pelo designer Rony Hancock (@hancock.designer) 


A chef tem uma clientela fidelizada, mas, apesar de querer expandir os negócios, quer manter o espírito artesanal da produção. “Para encomendas, atualmente, produzo cerca de 20 potes por semana, mas já trabalho no déficit, pois meus clientes renovam suas encomendas e me cobram uma produção maior. Esse volume vai crescer no tempo certo, pois quero manter a característica principal do artesanal. Produzir em grande escala, em um modelo quase industrial, tiraria isso, e não é o que as pessoas que compram meus produtos procuram. Elas não querem mais do mesmo”, disse.

Chef Juliana Almeida tem dez anos de atuação com marcas da cozinha afetiva

Além das encomendas, as geleias D’Ju também podem ser encontradas na Casa Carambola (@casa_carambola), de Carol Vasconcelos, e na Nakaffa (@nakaffa). Outros pontos na capital alagoana se preparam para revender a produção de Juliana Almeida.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu