Geral
Parceria Firjan e MDH impulsiona empregabilidade de grupos vulneráveis
Acordo com o Senai/RJ visa preparar e inserir pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ no mercado de trabalho.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai/RJ), firmaram nesta segunda-feira (4) um acordo de cooperação técnica com o objetivo de ampliar a empregabilidade e a autonomia profissional de grupos em situação de vulnerabilidade.
O acordo, assinado durante a visita do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, à Firjan, prevê a beneficiar pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+ em condição de vulnerabilidade social.
Silvio Almeida destacou a importância de unir a pauta dos direitos humanos à economia do país, ressaltando: "O nosso processo de desenvolvimento passa por um processo de solidariedade. Aqui, nós estamos fazendo a união entre duas coisas muito relevantes: uma é a visão de direitos humanos, que olha para a realidade brasileira, para o povo e para as mazelas do povo brasileiro a fim de superá-las, e do outro lado nós estamos olhando para o processo de produção das condições materiais que tornam possível o povo brasileiro ser mais digno."
A parceria envolve o Senai na promoção de formação e qualificação profissional para os participantes, ampliando a oferta de cursos gratuitos e apresentando profissionais qualificados para empresas parceiras. O plano de ação, a ser elaborado em 30 dias, destaca atividades conjuntas e responsabilidades específicas do Senai e do ministério.
Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan, expressou a expectativa de beneficiar historicamente os públicos com maiores desafios em acessar oportunidades de formação. O acordo, alinhado ao Plano Ruas Visíveis, mobiliza esforços do governo federal e promete fortalecer o investimento social das empresas em temas críticos para grupos vulneráveis, proporcionando formação profissional e oportunidades de acesso ao trabalho digno. O acordo terá duração de dois anos, sendo o primeiro passo do governo federal no levantamento de dados e estatísticas relacionadas ao público-alvo. Em seguida, o Senai, em parceria com o ministério, identificará as temáticas prioritárias para definição dos cursos que serão oferecidos gratuitamente.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
JBS anuncia fechamento definitivo de unidade na Califórnia e demite 374 funcionários
-
Cientista político
Detenção de Nicmer Evans gera denúncia de sequestro na Venezuela
-
Operação
Braço direito do traficante “99” é preso durante operação integrada em Maceió
-
Lançamento
Douglas Apratto Tenório lança coleção infantil com cinco livros sobre cultura e história de Alagoas
-
Economia
Tarifaço do México pode causar impacto bilionário nas exportações brasileiras, alerta CNI



