Geral

Coperação Internacional

Embaixada dos EUA doa equipamentos de alta tecnologia ao Ibama

Doação inclui óculos de visão noturna e computadores portáteis para fortalecer a atuação do Ibama no combate a atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente brasileiro.

Por Redação com Assessoria 05/03/2024 16h04 - Atualizado em 05/03/2024 17h05
Embaixada dos EUA doa equipamentos de alta tecnologia ao Ibama
Foto: Cortesia

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil realizaram uma significativa doação de equipamentos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na última segunda-feira (4), foram entregues 30 óculos de visão noturna e 44 computadores portáteis, visando apoiar os esforços do Ibama na proteção ambiental do Brasil.

Os óculos, destinados ao Grupo de Fiscalização Especializada (GEF), e os computadores, utilizados para atividades de inspeção ambiental remota, serão fundamentais para impulsionar a eficiência das operações, incorporando geotecnologias avançadas, como imagens de satélite e bancos de dados espaciais.

A doação integra o Programa de Cooperação do Cone Sul do Departamento de Estado dos EUA, Bureau de Narcóticos Internacionais e Aplicação da Lei, e foi concretizada por meio do apoio ao projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, executado pela unidade de prevenção a crimes ambientais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil.

Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos EUA, destacou a importância dessa tecnologia no fortalecimento da capacidade do Ibama no combate a atividades ilegais que degradam o meio ambiente: "Ao fornecer esses equipamentos, estamos demonstrando nosso compromisso de trabalhar em parceria para apoiar o Brasil na proteção dos seus recursos naturais para as gerações futuras".

A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, da representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Elena Abbati, e do adido interino do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, Alec Crook, solidificando os laços entre as nações na preservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros. Essa iniciativa representa um marco na colaboração entre o Ibama e o governo norte-americano, reforçando o compromisso mútuo na proteção do meio ambiente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu