Geral

Premiação

Municípios são premiados por inovações na educação

Prêmio PVE destaca projetos que transformam a educação pública

Por Redação com Assessoria 20/05/2024 13h01
Municípios são premiados por inovações na educação
BV fachada.

O Instituto Votorantim e o banco BV anunciaram os vencedores da terceira edição do Prêmio PVE, uma iniciativa conjunta com o BNDES que visa melhorar a qualidade da educação pública. Com o tema “Inovar hoje para transformar amanhã”, o prêmio reconheceu ações desenvolvidas ao longo do último ano nos municípios participantes do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Itapissuma e Ouricuri, em Pernambuco, foram premiados na categoria Gestão Educacional; Simões, no Piauí, e Cachoeira, na Bahia, na categoria Gestão Escolar; e Barro Alto, em Goiás, na categoria Mobilização Social.

Desde sua criação em 2008 pelo Instituto Votorantim, com o apoio do banco BV e do BNDES, o PVE busca promover a melhoria da educação pública municipal por meio de parcerias com secretarias municipais de educação nas localidades onde há empresas do portfólio Votorantim. Em 2023, o PVE apoiou 43 municípios de 12 estados, impactando diretamente mais de 156 mil estudantes.

“O banco BV, como parte do Grupo Votorantim, acredita no poder de transformação promovido pela educação e nos frutos de um trabalho multidisciplinar, feito em equipe. Por isso, faz parte do PVE e fortalece conexões e parcerias que otimizam e engrandecem o foco das ações para a melhoria da educação municipal”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Marketing e ESG do banco BV.

O diretor do Instituto Votorantim, Cloves Carvalho, destaca a importância e o legado do PVE. “O PVE é uma solução em rede, construída a várias mãos engajadas em fazer a educação gerar um impacto positivo que atravesse gerações. Acreditamos que essa é a direção para um futuro justo e sustentável”.

Projetos premiados


Os vencedores na categoria Gestão Educacional, Itapissuma e Ouricuri, receberão uma Sala Maker destinada ao ensino de robótica e assessoria técnica para capacitação dos professores.

Itapissuma (PE), participante do PVE por meio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi reconhecida pela implantação de uma política de adaptação dos métodos de avaliação na educação inclusiva. A iniciativa beneficiou 231 estudantes, permitindo avaliações ajustadas às necessidades específicas de deficiências e transtornos de aprendizagem.

Ouricuri (PE), apoiada pela Auren, ampliou a oferta e demanda por ensino especializado, atendendo 408 alunos com transtornos de aprendizagem, deficiência e necessidade de diagnóstico, em comparação aos 121 alunos atendidos anteriormente.

Na categoria Gestão Escolar, as escolas premiadas receberão cinco mil livros doados pelo banco BV. Simões (PI), com apoio da Auren, implementou um projeto de educação antirracista, incentivando a leitura de autores negros e promovendo atividades de acolhimento e formação para professores.

Em Cachoeira (BA), através da Votorantim Cimentos, a Escola Rural de Belém iniciou um projeto de visitas às famílias de estudantes com deficiência, visando aumentar o engajamento e o senso de pertencimento destes alunos. Ângelo Lopes, gestor escolar, ressalta a abrangência da ação.

Na categoria Mobilização Social, Barro Alto (GO) foi premiada pelo projeto que valorizou três quilombos locais, despertando o interesse da comunidade pela história do município.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu