Geral

Meio ambiente

USAID investe 17,8 milhões de dólares em conservação na Amazônia

Programa ARCA focará em políticas públicas e agroflorestais para combater desmatamento.

Por Redação com Embaixada EUA 23/05/2024 13h01
USAID investe 17,8 milhões de dólares em conservação na Amazônia
Foto: Reprodução Internet

A USAID, em parceria com o CIFOR-ICRAF e outros parceiros, anunciou a criação do programa Agricultura Regenerativa para a Conservação da Amazônia (ARCA). Com um investimento de 17,8 milhões de dólares ao longo de quatro anos, a iniciativa visa reduzir o desmatamento, as emissões de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade nos estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão, áreas pertencentes ao Arco do Desmatamento na Amazônia.

O programa ARCA promoverá o desenvolvimento rural, oferecendo suporte e subsídios para políticas públicas, além de realizar treinamentos e estudos científicos focados na implementação de sistemas agroflorestais. Haverá capacitação de populações tradicionais e rurais para a adoção de práticas agrícolas regenerativas e a restauração ecológica de ecossistemas. O programa também facilitará o acesso a recursos e mercados, fornecendo subsídios para orientar políticas e investimentos.

"Vamos capacitar as organizações de base e parceiros locais, além de participar de fóruns de governança nos territórios de atuação," destacaram os organizadores. Pequenos projetos serão geridos em colaboração com as comunidades locais, concebendo soluções tecnológicas e processos de planejamento territorial.

Coordenado pelo CIFOR-ICRAF, um centro de pesquisa florestal e agroflorestal, o programa conta com a participação de quatro parceiros estratégicos: Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), Instituto Ouro Verde (IOV) e The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu