Geral

Internacional

Primeira prisão em caso de violência em protesto na UCLA

Jovem é detido por ataque a ativistas pró-Palestina; investigação continua.

Por Redação com Agência Reuters 25/05/2024 14h02
Primeira prisão em caso de violência em protesto na UCLA
Foto: Reuters/David Swanson

Três semanas após uma multidão atacar ativistas pró-Palestina acampados na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), a polícia fez sua primeira prisão relacionada à violência: um homem visto em imagens de vídeo agredindo as vítimas com uma vara de madeira.

Identificado como Edan On, de 18 anos, o suspeito foi detido nesta quinta-feira (23) na cidade de Beverly Hills e registrado sob suspeita de agressão com arma letal, conforme comunicado do Departamento de Polícia.

Protesto Violento

A prisão é a primeira efetuada pela polícia na investigação da violência que eclodiu no campus. O confronto ocorreu entre ativistas que ocupavam um acampamento para protestar contra a guerra de Israel em Gaza e um grupo que os atacou na noite de 30 de abril.

Os agressores, mascarados e descritos pelos funcionários da universidade e pela polícia como instigadores, invadiram o local do protesto com porretes e bastões. A invasão provocou um tumulto, onde os dois lados trocaram golpes e utilizaram spray de pimenta. Os acampados também relataram que foram alvejados com fogos de artifício.

As autoridades universitárias e a polícia foram duramente criticadas pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, pela forma como reagiram ao confronto, que durou pelo menos três horas na madrugada de 1º de maio antes que a polícia interviesse e restabelecesse a ordem.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu