Geral
Ministério da Saúde Lança Nova Campanha de Vacinação Contra a Covid-19
Objetivo é imunizar 70 milhões de brasileiros com doses atualizadas.
O Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha de vacinação contra a covid-19 após receber a primeira remessa de doses atualizadas. A meta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas em todo o país.
Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses da vacina atualizada com a variante XBB.1.5. As vacinas estão sendo distribuídas aos estados conforme agendamento com a operadora logística. "Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 9 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente", informou o ministério.
O quantitativo de doses configura uma aquisição emergencial, suficiente para abastecer estados e municípios até que novas remessas sejam concluídas. As primeiras doses possuem validade para junho e julho de 2024, estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendações internacionais.
Nova Vacina
A vacina covid-19 monovalente XBB, adaptada para a variante XBB.1.5, tem um perfil de segurança conhecido devido ao amplo uso em outros países. "As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população", destacou o ministério.
Esquema Vacinal
O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde a partir de 1º de janeiro de 2024 é:
Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no calendário de vacinação.
Uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com 5 anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas.
Pessoas com mais de 5 anos que não pertencem aos grupos prioritários poderão receber uma dose.
"O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença", reforçou a pasta.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Procurando emprego?
Alagoas abre mais de 3,6 mil vagas de emprego nesta semana; maioria está em Maceió e Porto Calvo
-
O estado de saúde não foi informado
Homem em situação de rua é ferido após ataque com explosivo no Centro de Maceió
-
Planejamento e gestão
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca



