Geral
TSE reforça combate à desinformação com sistema de denúncias
Cidadãos podem alertar sobre notícias falsas e ataques contra a Justiça Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que eleitores podem enviar denúncias de desinformação através do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). O objetivo é proteger o equilíbrio das eleições, permitindo que informações falsas ou manipuladas sejam rapidamente identificadas e combatidas.
O sistema recebe alertas sobre notícias inverídicas divulgadas contra o sistema eleitoral, seus membros ou o processo de votação. Entre 4 de junho e 27 de setembro, o Siade recebeu 3.032 denúncias, das quais 2.280 foram analisadas pelo próprio TSE, e 752 encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais.
Uma equipe interna do TSE analisa as denúncias e, quando confirmada a falsidade das informações, insere dados de contexto para desmentir os conteúdos, enviando-os às plataformas digitais. “Esse processo tem como objetivo conter rapidamente as consequências do conteúdo falso”, explicou o tribunal.
Além disso, o sistema pode ser acionado para alertas sobre ameaças, incitação à violência e discursos de ódio contra a Justiça Eleitoral e seus servidores. Dependendo da gravidade, as denúncias podem ser enviadas ao Ministério Público Eleitoral para a adoção de medidas legais.
O Siade também lida com casos de propaganda eleitoral irregular, discursos de ódio e manipulação de conteúdo com uso de inteligência artificial.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada
-
Liberados para sepultamento
Polícia Científica identifica todas as 18 vítimas de acidente com ônibus