Alagoas

EM MACEIÓ

Operação Línguas Sujas identifica lançamentos irregulares de esgoto na Ponta Verde

Seminfra e Semurb autuam responsáveis e notificam concessionária para reparos urgentes

Por Redação 26/11/2024 11h11
Operação Línguas Sujas identifica lançamentos irregulares de esgoto na Ponta Verde

A Operação Línguas Sujas flagrou dois pontos de lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem da Ponta Verde, em Maceió. A ação conjunta das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) visa combater o despejo inadequado de efluentes e proteger o meio ambiente.

No primeiro ponto, foram constatados danos na infraestrutura da rede de esgoto, resultando no vazamento de efluentes para a rede de drenagem e contaminando as águas próximas ao Marco dos Corais. A concessionária responsável, BRK Ambiental, foi notificada para realizar reparos urgentes.

O segundo ponto identificado foi uma ligação clandestina de esgoto proveniente de um hotel. O estabelecimento foi autuado pela Semurb por descumprir normas ambientais, e a Seminfra já iniciou o processo de interdição.

O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial, proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configurado como crime ambiental pela Lei Nº 4.548/96, compromete a balneabilidade das praias, prejudica a biodiversidade marinha e ameaça um dos maiores atrativos turísticos de Maceió.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu