Notícias

VAGAS

Coren-AL e Uncisal articulam parceria para oferta de vagas para Mestrado Profissional em Enfermagem

Representantes das instituições se reuniram para definir parceria para oferta de vagas no próximo edital Capes/Cofen

Por Ascom Cofen/Coren-AL 27/01/2022 20h08
Coren-AL e Uncisal articulam parceria para oferta de vagas para Mestrado Profissional em Enfermagem

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, se reuniu nesta quarta-feira (26), em Maceió, com membros da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e com o gestor do Acordo de Cooperação Técnica Cofen/CAPES, Neyson Freire para construção de parcerias entre as entidades para oferta de vagas “sede” e “fora de sede” do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem – Profen – Cofen/CAPES.
O estado de Alagoas não dispõe de nenhum mestrado profissional em Enfermagem. “Há uma real demanda reprimida de enfermeiros assistenciais que estão no mercado de trabalho por programas de pós-graduação em Enfermagem. A boa formação é essencial para a qualidade da assistência de Enfermagem”, destacou o presidente do Coren-AL, Renné Costa.
Por meio da parceria com a Capes, o Cofen apoia financeiramente programas de pós-graduação da área de Enfermagem, visando propiciar a formação de enfermeiros altamente especializados. Voltado para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições conveniadas, o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), na Gestão em Enfermagem e na Inovação e Tecnologia em Enfermagem.
Segundo a Pró-reitora de pesquisa e Pós-graduação, Mara Ribeiro, a Uncisal tem interesse em apresentar uma APCN, se possível, ainda em 2022, para criação de um mestrado profissional na área de Enfermagem no estado de Alagoas para atender as demandas de enfermeiros assistenciais. Caso seja aprovado, a Uncisal vai concorrer às vagas do Mestrado Cofen/Capes.
Segundo Neyson Freire, o Cofen e a Capes vão firmar, ainda em 2022, nova parceria para a oferta de 500 novas vagas em três editais, com inserção de novas linhas de pesquisa, a exemplo da Enfermagem de Práticas Avançadas. “Buscamos suprir a crescente demanda de enfermeiros assistenciais da rede de atenção à saúde existentes no País, principalmente nas regiões onde não há mestrados em Enfermagem estabelecidos”, destacou.
O Cofen, juntamente com o Conselhos Regionais de Enfermagem, está incentivando os programas de pós-graduação stricto Sensu a concorrerem às vagas do Profen – Mestrado Cofen/CAPEs para oferta de vagas nos estados onde não tem mestrado profissional em Enfermagem, a exemplo dos estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e os estados região da Amazônia Legal.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu