Notícias

HOMENAGEM

Cardiologista Gilvan Dourado recebe título de Cidadão Honorário de Maceió

Proposição foi feita pelo médico e vereador Cléber Costa quando esteve no exercício do cargo em 2021

Por Dicom/CMM 05/03/2022 11h11
Cardiologista Gilvan Dourado recebe título de Cidadão Honorário de Maceió

O médico cardiologista Gilvan Oliveira Dourado foi homenageado na Câmara de Vereadores de Maceió com o título de Cidadão Honorário, na manhã desta sexta-feira (25). A proposição foi feita pelo vereador médico Cléber Costa (PSB) quando estava no exercício do cargo, em 2021. A solenidade de entrega foi conduzida pela vereadora Silvania Barbosa (PRTB).

"Tenho certeza que esse título pela importância irá compor um lugar especial em seu consultório em casa, por conta do simbolismo dessa honraria. O senhor tem uma energia muito boa e quem exerce a profissão com amor o faz diferente", disse Silvania.

Segundo o propositor, Cléber Costa, a indicação é um reconhecimento pela contribuição de Gilvan para a cardiologia no Estado de Alagoas. O vereador lembrou que Gilvan foi seu "padrinho" na cardiologia alagoana quando o indicou para atuar na equipe do, então, Hospital do Açúcar, a época comandada pelo médico Ib Gatto Falcão.

Costa lembrou que escolheu ser cardiologista após uma perda na família, quando sua irmã faleceu por problemas cardíacos. "Ele é membro fundador da cardiologia na Santa Casa e cardiologia de Alagoas. Tivemos tempos difíceis mas, também, áureos e pela a ousadia da juventude ficamos no patamar do que era feito em Recife e depois conseguimos até superá-los em alguns momentos. Natural do Espírito Santo, ele construiu sua história profissional por aqui. Faz parte da equipe que deu início ao cateterismo no Estado com técnicas bem estabelecidas e que associadas a angioplastia mudaram o atendimento aos pacientes cardíacos alagoanos", destacou Cléber.

A Santa Casa foi representada pelo jornalista Antônio Noya. Já os amigos do homenageado foram representados pelo médico Augusto Lima que se deslocou de Minas Gerais especialmente para participar do evento.

"Estou ganhando a minha certidão de nascimento. Considero o título de cidadão honorário uma grande honraria. Agradeço a Deus por ter sobrevivido a dois tratamentos de câncer e hoje estar sendo homenageado. Sou feliz por integrar a equipe de cardiologia da Santa Casa e ter feito muitos amigos ao logo desses anos. Bem como, ter formado e integrado equipes com grandes profissionais", destacou Gilvan.

Alguns deles tiveram o nome citado, assim como suas habilidades e o quanto fazem a diferença no atendimento cirúrgico realizado na Santa Casa. Segundo Gilvan esse é um grande legado que faz com que toda a luta e esforço coletivo tenham valido a pena.

Além do aspecto profissional e científico da carreira, Gilvan contou aos presentes a trajetória de sua família. Primeiro do pai, sua luta pela sobrevivência, o esforço para criar os filhos e, depois da sua própria luta, a formação dos filhos, bem como suas conquistas profissionais.

Os relatos serviram para ajudar o público a entender porque estava feliz e satisfeito com o que conseguiu, já que por várias vezes fez questão de deixar claro estar muito realizado pessoal e profissionalmente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu