Notícias

Operação Repatriação

Governo envia aeronave à Polônia para resgate de cerca de 70 pessoas

Missão também faz o transporte de 11,6 ton de donativos destinados à Ucrânia

Por Ministério da Defesa 08/03/2022 10h10 - Atualizado em 08/03/2022 10h10
Governo envia aeronave à Polônia para resgate de cerca de 70 pessoas

Nesta segunda-feira (07), o Governo Federal deu início à Operação Repatriação para resgate de cerca de 70 pessoas e envio de 11,6 toneladas de doação humanitária à Ucrânia. A ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS), encontra amparo na Política Nacional de Defesa, com o propósito de cuidar dos brasileiros em território estrangeiro.


Em cerimônia, na Base Aérea de Brasília, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou o apoio brasileiro em situações como a atual. “A diplomacia e as Forças Armadas brasileiras têm o histórico e o sacerdócio de amenizar a dor das pessoas em situação de conflitos ou calamidades, levar calor humano e compartilhar a esperança e a fé na paz no mundo. Assim foi, recentemente, no apoio ao Líbano, em 2020, e ao Haiti, em 2021”, disse.


A operação de resgate inicia com a decolagem de uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que parte de Brasília para Varsóvia, capital da Polônia, às 15 horas, com chegada prevista na quarta-feira (09). O retorno dos repatriados ocorrerá no mesmo dia, com pouso no Brasil planejado para quinta-feira (10). No percurso de ida e de volta, haverá paradas técnicas, em Recife (Brasil), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal).


No voo, são transportadas 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana, em atendimento à solicitação daquele país. A cooperação humanitária inclui 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; em torno de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a cerca de 360 mil refeições; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos, doados pelo Ministério da Saúde.


A missão conta, ainda, com um médico especialista para execução de protocolo sanitário, no contexto da Covid-19, e assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências durante a missão.


O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021), o que demonstra a natureza multifuncional do equipamento e a tradição das Forças Armadas nesse tipo de operação.


Estiveram presentes na solenidade o Ministro da Justiça, Anderson Torres; o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e o Ministro Interino das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu