Notícias

Parceria

AMA, TCE e MP de Contas atuam juntos para orientar SIAP 2022

Após entendimento entre o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley e do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Otávio Lessa, controladores e contadores ganharam mais fôlego para envio de documentos municipais via SIAP. A nova ferramenta adotada pelo

Por Ascom/AMA-AL com Ascom/AMA-AL 08/03/2022 10h10

Após entendimento entre o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley e do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Otávio Lessa, controladores e contadores ganharam mais fôlego para envio de documentos municipais via SIAP. A nova ferramenta adotada pelo TCE é um sistema que está aglutinando todas as informações através de inteligência artificial para identificação de dados.

Em reunião técnica na AMA, o presidente Otávio Lessa, a procuradora Geral do MP de Contas, Stella Méro e a equipe de TI reforçaram que a intenção dos órgãos é promover integração e interação junto aos prefeitos, com objetivo de evitar punições e garantir julgamentos dentro da vigência dos gestores.

Segundo o diretor de TI, Lúcio Melo, a implantação da metodologia segue parâmetros modernos para que, os erros sejam eliminados e as fiscalizações sigam mais rápidas.

Também por solicitação do presidente da AMA, a Escola de Contas fará treinamentos gratuitos para que os servidores públicos possam ter segurança nas ações, principalmente com relação a portaria Nº 30/2022.

O SIAP, anteriormente conhecido como SICAP WEB, passou por uma mudança no layout e extensão dos módulos. Agora, além dos municípios alagoanos, o sistema integra os demais poderes e instituições estaduais. “A mudança foi necessária. Em 2021, mesmo com a plataforma já atualizada, cerca de 100% das informações enviadas foram rejeitadas pois não cumpriam os padrões exigidos”, explica Andressa Lyra, diretora adjunta de TI.

O presidente do Tribunal de Contas disse que o Tribunal não quer ser visto apenas como órgão punidor. “ Nós queremos dar todas as ferramentas necessárias para que não exista o erro. Estamos buscando investir nos cursos e treinamentos para que vocês tenham uma gestão mais tranquila e eficiente”.

Os 102 municípios alagoanos têm até o dia 30 de maio para preencher os formulários e protocolar os dados referentes ao exercício financeiro de 2022.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu