Notícias

Tragédia Braskem

Socióloga afirma que ignorar entorno de bairros atingidos pela Braskem viola direitos

Com larga experiência em desastres ambientais, Nair Palhano esteve nas comunidades destruídas em Maceió

Por Da Redação com Ascom/GGI dos Bairros com Da Redação com Ascom/GGI dos Bairros 12/03/2022 09h09 - Atualizado em 12/03/2022 20h08
Socióloga afirma que ignorar entorno de bairros atingidos pela Braskem viola direitos
Socióloga Nair Palhano em avaliação da tragéida causada pela Braskem em Maceó - Foto: Marcelle Limeira/ Ascom-GGI dos Bairros

Atualizada às 19h59

Indicar caminhos, entender como estão as pessoas atingidas pós-desastre e apresentar novas possibilidades de diálogo com a Braskem. Esses foram alguns dos objetivos da passagem da socióloga e doutora em Planejamento Urbano e Regional, Nair Palhano, durante a semana passada, em Maceió. Nair acumula bastante experiência em desastres ambientais como o causado pela mineradora na capital alagoana, responsável pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro.

“O entorno da área de risco tornou-se uma situação dramática, foi atingido também, e não avaliar essa área como parte do problema é uma violação de direito”, disse a consultora durante a reunião com as lideranças comunitárias. “Os ganhos são lentos, mas a gente tem que continuar, não podemos desistir”, afirmou Nair Palhano.

A especialista esteve em Maceió a convite do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros). De acordo com a Assessoria de Comunicação do GGI dos Bairros, Nair Palhano passou a semana inteira visitando as áreas atingidas, manteve contato com os órgãos e secretarias ligadas ao processo, além de moradores das localidades afetadas.

Um dos principais momentos foi a reunião com os ex-moradores desses bairros, que já foram indenizados e com os que ainda moram no entorno.

Danos
- Os principais danos não materiais apontados pela socióloga são a realocação das áreas remanescentes, alteração do termo de acordo, de forma a incluir essas áreas com base nos critérios socioeconômico e social, e assistência de saúde para as famílias afetadas que tiveram consequências físicas e psicológicas.

Coordenador do GGI dos Bairros, Ronnie Mota avaliou a presença da socióloga e doutora em desastres ambientais.
“Estamos absolvendo todos os pontos que são necessários para esse levantamento, para continuar estruturando políticas públicas que tragam melhor dignidade a todos os atingidos, para que possam ser
reparados e compensados efetivamente”, destacou o coordenador do GGI dos Bairros, Ronnie Mota.”

Nota Braskem

A Braskem vem cumprindo os compromissos assumidos com as autoridades competentes, tanto no âmbito do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) quanto nas tratativas voltadas a aspectos sociourbanísticos e ambientais e a soluções para as comunidades do entorno.Por meio do PCF, mais de 97% dos imóveis das áreas de risco e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram desocupados preventivamente. 

O acordo assinado com as autoridades* em janeiro de 2020 garante o pagamento de auxílios financeiros e serviços gratuitos (mudança, apoio para obtenção de documentos, apoio à realocação dos animais de estimação, apoio psicológico, entre outros) e que famílias, comerciantes e empresários possam ser indenizados de maneira justa, no menor tempo possível.

Já em relação às regiões da borda ou entorno do mapa, a Braskem assinou em dezembro de 2020 um acordo socioambiental que prevê a mitigação, compensação e reparação de eventuais impactos decorrentes da realocação. Neste aspecto, a empresa está em diálogo com as autoridades para buscar uma solução conjunta, por meio de iniciativas nas áreas social, econômica e urbanística.

Empresas especializadas e nomeadas no acordo socioambiental estão concluindo os diagnósticos nas áreas de entorno do mapa para compreender as alterações nas dinâmicas sociais e de mobilidade e sugerir propostas de ações, a partir de escutas da comunidade. A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas, propondo e executando as ações necessárias para isso.

*Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu