Notícias

Violência

Veículo atropela multidão em Berlim e deixa cerca de 30 feridos e um morto

Incidente aconteceu próximo de rua onde, em 2016, um terrorista invadiu um mercado de Natal com um caminhão e matou 11 pessoas, em 2016; suspeito foi preso

Por Com g1 08/06/2022 10h10
Veículo atropela multidão em Berlim e deixa cerca de 30 feridos e um morto
Bombeiros atendem vítimas atropeladas por um carro que invadiu a calçada em Berlim, em 8 de junho de 2022 - Foto: Fabrizio Bensch/ Reuters

Um carro invadiu uma rua uma multidão de Berlim, matando uma pessoa e ferindo pelo menos outras 30 na manhã desta quarta-feira (8), disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros da capital alemã. Além da vítima fatal, outras cinco pessoas estão em estado grave, afirmaram os bombeiros. O ator John Barrowman, da série "Doctor Who", presenciou o atropelamento. 

"Não parecia ser uma acidente. Muitas pessoas estavam feridas no chão", relatou à CNN.

Um suspeito de ser o motorista foi detido, mas a polícia ainda não informou se o atropelamento foi acidental ou proposital.

O incidente ocorreu perto do mercado de rua Kurfuerstendamm, onde, em 2016, um caminhão invadiu uma feira de Natal que acontecia na rua, matando 11 pessoas. O ataque foi cometido pelo tunisiano Anis Amri, que, após ter tido um pedido de asilo na Alemanha negado, sequestrou um caminhão, matou o motorista e jogou o veículo no mercado lotado.

Naquele ano e em 2017, a Europa sofreu mais de dez ataques similares, nos quais terroristas atropelaram centenas de pessoas em passeios públicos. O primeiro deles aconteceu em Nice, na França, onde, em julho de 2016, um caminhão invadiu a rua da praia do balneário francês, que estava fechada para carros e onde uma multidão celebrava o feriado da Queda da Bastilha, matando 84 pessoas. O Estado Islâmico reivindicou autoria do ataque.

No ano seguinte, homens também associados ao Estado Islâmico alugaram uma van e invadiram a Rambla, o principal passeio público de Barcelona, na Espanha. No total, 14 pessoas morreram no atentado. Só naquele ano, foram seis ataques do tipo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu