Notícias

Futebol

IFAB aprova cinco substituições por partida de futebol de maneira definitiva

Medida havia sido adotada temporariamente por conta da pandemia de Covid-19; Número de reservas também aumentou para 15

Por Com ge 13/06/2022 12h12 - Atualizado em 13/06/2022 12h12
IFAB aprova cinco substituições por partida de futebol de maneira definitiva
Presidente da Fifa Gianni Infantino (D) e o presidente do comitê de árbitros, Pierluigi Collina (E) durante a 136ª reunião do International - Foto: Karim Jaafar / AFP

A associação internacional que regula as regras do futebol (IFAB) aprovou nesta segunda-feira de forma definitiva as cinco substituições para cada equipe durante uma partida. A medida havia sido temporariamente adotada por conta da pandemia de Covid-19, quando calendários foram adaptados e partidas adiadas para evitar a disseminação do vírus.

A determinação foi aprovada na assembleia anual com membros da entidade realizada em Doha, no Catar. O IFAB também decidiu aumentar o número máximo de reservas na súmula de 12 para 15, "de acordo com os desejos dos organizadores das competições".

Outro tópico avaliado foi a detecção semiautomática do impedimento pelo VAR, tecnologia que a Fifa planeja utilizar na Copa do Mundo, em novembro. Segundo o presidente Gianni Infantino, o procedimento "continua" e "até o momento é muito satisfatório".

"Nossos especialistas vão analisar isso antes de decidir se devem ou não usá-lo na Copa do Mundo1', acrescentou Infantino, enquanto Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, disse estar "confiante" sobre seu uso no torneio.

Jogadores de futebol mais bem pagos do mundo em 2021

A Fifa defende que a tecnologia semiautomática pode agilizar a tomada de decisões durante os jogos. Ela funciona com as câmeras que são usadas para transmissão de televisão, bem como câmeras específicas que dão a posição exata dos jogadores no campo, o que fornece aos árbitros informações mais precisas e rápidas.

Em outubro de 2021, os responsáveis ​​pelo regulamento do futebol deram a cada competição a opção de aprovar ou não as cinco alterações por equipe. A alteração à "lei 3" do futebol, que previa um máximo de três substituições por equipe e por jogo, tinha sido decidida pelo IFAB em maio de 2020 e devia durar até ao final de 2021 para as competições de clubes e até 31 de julho de 2022 para jogos internacionais. A medida foi posteriormente prorrogada até 31 de dezembro de 2022 após "uma análise global do atual impacto da Covid-19 no futebol".

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu