Notícias

Levantamento

Medo de cirurgia afasta pacientes de catarata do tratamento da doença

Segundo pesquisa, apenas um terço dos entrevistados disse estar abertos a se tratar

Por Redação 20/06/2022 12h12
Medo de cirurgia afasta pacientes de catarata do tratamento da doença
Cirurgia de catarata - Foto: Divulgação

Junho é conhecido como o mês de conscientização da catarata, uma doença que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo[1]. No Brasil, estima-se que prevalência de catarata é de 17,6% nos menores de 65 anos; 47,1% no grupo entre 65-74 anos e 73,3% nos indivíduos acima de 75 anos. Estima-se também que a prevalência atual seja de, aproximadamente, 350.000 cegos por catarata[2].

“Há uma falta significativa de compreensão e hesitação em relação às opções de tratamento, que são os procedimentos cirúrgicos, para corrigir a perda de visão por catarata”, explica Dr Pedro Pássaro, médico oftalmologista e coordenador da área de Educação Profissional da Johnson & Johnson Surgical Vision.

Em 2021 a Johnson & Johnson Vision conduziu uma pesquisa* que avaliou a conscientização sobre a catarata entre adultos em todo o mundo, o que mostrou que a maioria (70%) das pessoas pesquisadas disse estar familiarizada com a catarata e um número ainda maior afirmou saber que a cirurgia é a opção de tratamento mais comum (85%). Porém apenas um terço (1/3) dos entrevistados disseram que estariam abertos a receber tratamento. O motivo mais citado para não realizar a cirurgia de catarata foi o medo.

"1/3 dos pacientes afirmou ter medo de se submeter a um procedimento de catarata e 28% mostraram-se preocupados quanto a eficácia da cirurgia. Isso nos mostra que é muito importante que médicos estejam preparados para informar os pacientes sobre os riscos de não realizar o tratamento, bem como os ganhos que ele terá em qualidade de vida caso decida fazê-lo”, explica Dr Pedro Pássaro.

A cirurgia de catarata é geralmente uma cirurgia ambulatorial simples e rápida – cada olho leva aproximadamente 30 minutos, podendo haver um espaçamento entre o dia da operação do primeiro olho e da operação do segundo olho[3].

“É preciso reforçar a importância do tratamento adequado para evitar sequelas mais graves”, afirma Dr Pedro Pássaro “Apesar de reversível, se não for tratada adequadamente a catarata pode causar complicações e levar à cegueira”.

O que é a catarata afinal?


A catarata ocorre quando as lentes naturais dos olhos ficam embaçadas, devido ao acúmulo de proteína natural do olho, e isso dificulta a visão. O impacto pode não ser percebido no início, pois as cataratas começam pequenas e se formam lentamente. À medida que a catarata cresce e fica mais nublada, ela distorce a luz que passa pelo cristalino, o que leva a sintomas mais perceptíveis.

Os sintomas de catarata incluem visão turva; aumento da sensibilidade à luz e brilho; visão de auréolas ao redor de luzes, necessidade de luz mais brilhante para atividades internas, desbotamento ou amarelecimento das cores, cores que não parecem tão brilhantes, visão dupla em um único olho, filme esbranquiçado ou cinza sobre o olho, e mudanças frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato.[4]

Para tratar a catarata, o cristalino turvo é removido cirurgicamente e substituído por uma lente intraocular permanente (LIO). “A área de cirurgia de catarata tem avançado muito e por isso hoje temos diversas opções de tratamento. A Johnson & Johnson Vision oferece uma ampla combinação de soluções para todas as necessidades de visão com diferentes tipos de LIOs, incluindo monofocal, profundidade de foco estendida, multifocal, correção de presbiopia, entre outros” explica Dr Pedro Pássaro. “Hoje o paciente pode não apenas tratar a catarata, mas também ter uma melhor qualidade de vida com as diferentes opções de LIOs disponíveis no mercado”. Para obter mais detalhes sobre as opções de tratamento para a catarata, consulte um oftalmologista.

*Com Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu