Notícias

Polêmica no Automobilismo

Nelson Piquet se desculpa após fala racista sobre piloto inglês Lewis Hamilton

Por Com Uol 29/06/2022 10h10
Nelson Piquet se desculpa após fala racista sobre piloto inglês Lewis Hamilton
Racismo de brasileiro com piloto inglês movimenta noticiário no mundo do automobilismo - Foto: Agência AFP

O ex-piloto Nelson Piquet se desculpou após usar um termo racista ao se referir a Lewis Hamilton, piloto da Mercedes. Em um comunicado enviado à imprensa hoje, o brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico.

O ex-piloto Nelson Piquet se desculpou após usar um termo racista ao se referir a Lewis Hamilton, piloto da Mercedes. Em um comunicado enviado à imprensa hoje, o brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico.

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que ahora circula nas redes sociais não é correta. iscriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso", disse Nelson Piquet.

Hamilton respondeu em português fala racista de Nelson Piquet 

Ontem, após a FIA, a Fórmula 1 e a Mercedes repreenderem a aspa do ex-piloto brasileiro, Hamilton respondeu Piquet em português. "Vamos focar em mudar a mentalidade", escreveu Hamilton no Twitter. O piloto inglês continuou sua resposta e disse que a mentalidade de Piquet é arcaica.

"É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", acrescentou o piloto inglês.

O que Nelson Piquet disse?

Em vídeo de entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Piquet chama Hamilton de "neguinho" ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do GP do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, no GP da Inglaterra. 

O trecho da entrevista foi publicado pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, e repercutiu nas redes, com críticas ao tricampeão, que teve a fala apontada como racista (veja abaixo). O termo quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender é considerado racista.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial.

Por que expressão usada por Piquet para falar de Hamilton é racista 

Em entrevista à BBC, Thiago Amparo, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), explicou que a expressão é utilizada para inferiorizar pessoas negras. 

"O uso da palavra 'neguinho' é uma forma comum de racismo no Brasil porque é empregada em especial para ressaltar algo de errado que se pensa que alguém fez, como quem diz que tal pessoa só poderia ter feito aquilo por ser negra. É uma palavra que, no diminutivo e no contexto, serve para reduzir de forma paternalista pessoas negras a inferiores intelectualmente", afirmou o advogado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu