Notícias

No Tatame

Brasileiro Guilherme Schimidt bate campeão mundial e é ouro na Hungria

Judoca de 21 anos derrota Saeid Mollaei, do Azerbaijão, e conquista sua segunda medalha de ouro em etapas do Grand Slam. Ketleyn Quadros perde para venezuelana na disputa do bronze

Por Com ge 09/07/2022 17h05 - Atualizado em 09/07/2022 17h05
Brasileiro Guilherme Schimidt bate campeão mundial e é ouro na Hungria
Guilherme Shimidt em ação na Hungria - Foto: Divulgação/CBJ

Guilherme Schimidt, um dos grandes destaques da nova geração do judô brasileiro, conquistou neste sábado a medalha de ouro da categoria até 81kg no Grand Slam de judô de Budapeste, na Hungria. 

O judoca de 21 anos derrotou na final o campeão mundial de 2018 e medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Saeid Mollaei, do Azerbaijão. O pódio de Guilherme é o segundo que o Brasil conquista na competição, depois da prata de Rafaela Silva no primeiro dia de disputa.

-"Medalha de ouro no meu segundo Grand Slam. Estou muito feliz e venho evoluindo dentro do cenário. Hoje eu ganhei do campeão mundial e medalhista olímpico. Semana que vem tem mais em Zagreb" , disse o brasileiro, que agora disputa o Grand Prix da Croácia, de 15 a 17 de julho.

Campeão do Grand Slam de Antalya, na Turquia, em abril deste ano, Schimidt chegou à sua segunda medalha de ouro em 2022 ao levar a melhor numa final equilibrada, que começou com os dois judocas se estudando muito. Tanto que o placar permaneceu inalterado até o fim dos quatro minutos de combate, mostrando apenas duas punições para cada atleta. No golden score, o brasileiro buscou mais a luta e viu Mollaei levar um terceiro shidô, que acabou definindo o resultado.

Os bronzes da categoria até 81kg ficaram com o italiano Antonio Esposito e com Nugzari Tatalashvili, dos Emirados Árabes Unidos.

Bronze escapa de Ketleyn Quadros

Ketleyn Quadros acabou ficando fora do pódio do Grand Slam após ser derrotada na disputa do bronze da categoria até 63kg. Primeira mulher a conquistar uma medalha em esportes individuais para o Brasil em Olimpíadas (bronze em Pequim 2008), ela perdeu por um wazari para a venezuelana Anriquelis Barrios, número 3 do ranking mundial, e terminou em quinto lugar. 

A cubana Carvajal del Toro ficou com a outra medalha de bronze da categoria, vencida pela japonesa Megumi Horikawa. A polonesa Angelika Szymanska levou a prata.

Outros brasileiros neste sábado


Outros seis brasileiros entraram no tatame neste sábado, e vários caíram logo na estreia. Entre eles, o medalhista olímpico em Tóquio, Daniel Cargnin. Na categoria até 73kg, ele perdeu para Rustam Orujov, do Azerbaijão. Assim como Julio Cesar Koda, que foi eliminado pelo uzbeque Shakhram Akhadov.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu