Notícias

Futebol Brasileiro

São Paulo cumpre missão de Ceni e conquista classificação que muda temporada

Grande triunfo na casa do Palmeiras dá respiro ao elenco, à comissão técnica e permite a time se reforçar para buscar troféus em 2022

Por ge 15/07/2022 08h08
São Paulo cumpre missão de Ceni e conquista classificação que muda temporada
São Paulo venceu o rival Palmeiras e segue firme na Copa do Brasil - Foto: Rubens Chiri/sãopaulofc.net

Uma noite para recordar. O São Paulo viveu um dos momentos mais importantes dos últimos anos nesta quinta-feira, ao eliminar o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, na Copa do Brasil. A classificação às quartas de final atende a um desejo de Rogério Ceni e fortalece o time para o segundo semestre. É um triunfo para mudar a temporada.

A vitória nos pênaltis por 4 a 3 sobre o Palmeiras, depois de derrota por 2 a 1, coloca o São Paulo entre os oito melhores do do torneio nacional. O time também está vivo na Sul-Americana.

O plano da comissão técnica era chegar com chances nas três competições (Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana) até o próximo dia 18, quando a janela de transferências será reaberta. A partir da semana que vem, o Tricolor tentará reforçar um elenco que se mostra fortalecido.

O plano para quinta-feira, porém, começou mal. Os três zagueiros espaçados permitiram ao Palmeiras trabalhar de maneira confortável dentro de campo, especialmente pela esquerda com Dudu. Rogério e o São Paulo reviveram um roteiro parecido com um recente, traumático, quando o time tomou virada na final do Campeonato Paulista.

São Paulo passou das oitavas de final nas duas competições de mata-matas. No Brasileirão, a equipe se sustenta e permanece perto do G-6. Todos os objetivos foram concluídos, e diante de grandes dificuldades de elenco e lesões. Rogério Ceni tem um plano e segue nele.

Não demorou para o São Paulo estar eliminado do confronto. Em menos de 15 minutos, o Palmeiras reverteu a desvantagem, fez 2 a 0 e transformou o clássico em um jogo confortável. O Tricolor sucumbiu à pressão e sofria com o jogo direto palmeirense.

A evolução veio com uma simples mudança no intervalo. Rogério Ceni apostou em Luciano no lugar de Patrick, e a qualidade do São Paulo com a bola melhorou. O time visitante conseguiu trabalhar melhor, principalmente pela circulação de jogo do camisa 11.

Da chance única com Calleri na primeira etapa, o São Paulo passou a incomodar um pouco mais o Palmeiras. Porém, viu o time flertar com a eliminação nos pés de Raphael Veiga. O pênalti perdido pelo palmeirense mudou o jogo, mudou o confronto, mudou a história.

Da cobrança equivocada, poucos segundos se passaram antes de Calleri ser derrubado por Gustavo Gómez e reclamar de pênalti na outra área. A confirmação da penalidade via VAR permitiu a Luciano recolocar o São Paulo no confronto, com o 2 a 1.

A cobrança certeira serviu, acima de tudo, para recuperar a confiança do São Paulo dentro de campo. Principalmente com Gabriel Neves, novamente bem pelo time, o Tricolor soube trabalhar melhor a bola e levar a decisão para os pênaltis.

O São Paulo sobreviveu. Da eliminação, resgatou o resultado e forçou o desempate. Luciano, fundamental no tempo regulamentar, errou o pênalti. No entanto, Jandrei, dono de defesas importantes durante os 90 minutos, apareceu ao pegar as cobranças de Raphael Veiga e Wesley.

Diante de todas as dificuldades, o São Paulo segue vivo nas três frentes. Agora, Rogério terá tempo para recuperar atletas, buscar reforços e fortalecer ainda mais o elenco. Foi uma noite para recordar (e mudar o panorama de toda uma temporada).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu