Notícias

Pulo para o Futuro

Brasil vira candidato ao pódio no Mundial após ouro no Pan

Vitória sobre os Estados Unidos alça equipe brasileira a novo patamar na ginástica, e Rebeca Andrade se empolga:

Por ge 18/07/2022 13h01 - Atualizado em 18/07/2022 13h01
Brasil vira candidato ao pódio no Mundial após ouro no Pan
Rebeca Andrade no pan de ginástica - Foto: CBG

Comandado por Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, o Brasil pela primeira vez superou os Estados Unidos em uma disputa por equipes femininas da ginástica artística. O ouro no Campeonato Pan-Americano fez o time brasileiro virar um candidato a um pódio inédito no Mundial de Liverpool e, de quebra, a uma vaga antecipada nas Olimpíadas de Paris. A campeã olímpica se animou com a vitória no Rio de Janeiro e prometeu empenho ainda maior na Inglaterra.

"É uma conquista muito grande para a gente, para nosso futuro, para as novas meninas que estão vindo. A gente está muito feliz. Agora o povo que aguarde a gente, que agora a gente está com mais garra ainda", disse Rebeca.

Em uma final sem quedas, o Brasil somou 162,999 pontos, com Rebeca, Flavinha, Lorrane Oliveira, Júlia Soares, Christal Bezerra e Carolyne Pedro. Na classificatória da sexta-feira foram 161,967 pontos. Nos campeonatos classificatórios para o Mundial, a única equipe que teve nota maior foi a China (167,366 pontos) - o Campeonato Europeu é o único continental ainda a ser disputado. Em torneios deste ano, Estados Unidos (164,929) e Itália (163,598) também passaram da marca alcançada pelo Brasil no Pan.

Sem a Rússia, suspensa por causa da guerra na Ucrânia, China e Estados Unidos figuram como favoritos no Mundial - as americanas devem reforçar o time que competiu no Pan com a campeã olímpica Sunisa Lee. Uma vaga no pódio e consequentemente em Paris 2024 está aberta. Brasil, Itália, Grã-Bretanha e França são os principais concorrentes. Caso a medalha inédita não seja alcançada em Liverpool, a equipe brasileira tem ainda o Mundial do ano que vem para buscar a classificação para as Olimpíadas.

"Acho que a gente tem de pensar um dia de cada vez, a gente tem que pensar nosso treinamento. A gente tem competições antes para poder se preparar e chegar ainda melhor. O resultado é consequência do nosso trabalho. A gente vai estar pronta para dar 110%. Abrimos mão de muitas coisas. É nosso esforço, nosso trabalho. É por isso que todos os dias acordamos cedo e estamos dentro do ginásio, e lutar e ir atrás. Todo mundo quer sempre dar o melhor, e a gente conseguiu no Pan", disse Rebeca.

Antes do Mundial de Liverpool, agendado para o fim de outubro, as ginastas disputam o Campeonato Brasileiro em Salvador entre 9 e 14 de agosto.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu