Notícias
Reeducação alimentar é dieta equilibrada e saudável, dizem especialistas
Segundo médicos adeptos da "medicina do estilo de vida", Thanguy e Patrícia Friço, diferentemente das dietas radicais, a reeducação alimentar é baseada em uma melhora da relação com os alimentos
Com o sono, a atividade física e o controle emocional, a alimentação compõe os quatro pilares de uma vida saudável. Por ser tão importante, deve ser motivo de muito cuidado para as pessoas. Escolher os alimentos certos para uma dieta saudável, contudo, não é fácil para ninguém, como destacam os autores do livro “Pais saudáveis = Filhos Saudáveis” e adeptos da “medicina do estilo de vida”, o casal de médicos Thanguy e Patrícia Friço. “Tal ação, deveria ser algo muito simples, já que precisamos escolher a todo momento – no café da manhã, no almoço, no jantar - mas não fomos educados com informações precisas para realizar essa tarefa”, afirmam.
Segundo Thnaguy, não é possível ingerir, por exemplo, o tempo todo alimentos processados e ultraprocessados e ao mesmo tempo cuidar bem de pontos de suma importância para o organismo, tais como: macronutrientes, micronutrientes e taxa metabólica basal (mínimo de energia necessária para que o organismo realize suas atividades básicas em repouso).
Nesse sentido, conforme o médico, as pessoas precisam encontrar uma dieta alimentar que prime pelo equilíbrio entre alimentos saudáveis e aquelas comidas deliciosas, mas mais engordativas. “Comeu hambúrgueres com bata frita no sábado? Então, no outro dia, não coma pão. Isso contribuirá para regular seu organismo”, diz.
Buscando este equilíbrio surge a melhor dieta alimentar possível, segundo Patrícia, que é aquela em que a pessoa não percebe que está fazendo, pois continua tendo acesso a todos os alimentos, porém de maneira balanceada. Essa dieta é a da reeducação alimentar, que se caracteriza pela modificação de hábitos alimentares e comportamentos relativos à alimentação, de acordo com a respectiva taxa metabólica basal.
Como explica Patrícia, a reeducação alimentar pode ser a melhor estratégia para chegar a um peso saudável, porque, diferentemente das dietas radicais, é baseada em uma melhora da relação com os alimentos. “Fazer uma reeducação alimentar serve para entender suas consequências para a mente e para o corpo, aproveitando o prazer da alimentação e ao mesmo tempo ter mais saúde em todos os aspectos da vida”, afirma.
Desse modo, a reeducação alimentar contribui positivamente de diversas formas para a vida de quem a adota. Entre os benefícios da estratégia, pode-se destacar, por exemplo, segundo Thanguy, o emagrecimento saudável. “Ao aprender a comer um pouco de tudo (carboidratos, proteínas, gorduras e todos os micronutrientes), a pessoa consegue perder peso de maneira eficiente”, explica.
A melhora da qualidade de vida é mais uma vantagem da reeducação alimentar. Conforme Patrícia, quando a pessoa se alimenta de maneira equilibrada, seu organismo funciona de modo mais eficiente, o que ajuda a evitar doenças crônicas e graves, como diabetes e hipertensão arterial, e todas as doenças que podem ser causadas pelo excesso de peso e obesidade.
Melhorar a qualidade da pele também é outro benefício gerado pela alimentação equilibrada. Conforme os autores, peles desnutridas são fracas, sem brilho e quebradiças, ao contrário da pele de pessoas que consomem os macronutrientes e os micronutrinentes necessários no dia a dia.
Por fim, a reeducação alimentar também auxilia a evitar o envelhecimento precoce. A explicação para isso reside no fato de que alimentos industrializados são ricos em radicais livres, compostos que, dentre outras ações, aceleram o envelhecimento do tecido da pele e de boa parte dos órgãos. “Em uma alimentação equilibrada, você nutre seu organismo com antioxidantes naturais, que ajudam a combater a ação dos radicais livres no nosso corpo”, concluem os médicos.
*Com Assessoria
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Em Maceió
Polícia investiga acidente com fio de energia que quase degolou motociclista
-
AGRESTE
Obras de urbanização projetam Arapiraca para as próximas gerações
-
ALAGOAS
Concurso para cartórios em AL: Barroso anuncia resultado em Maceió nesta terça-feira (26)
-
EM MACEIÓ
Operação Línguas Sujas identifica lançamentos irregulares de esgoto na Ponta Verde
-
ALAGOAS
Governador antecipa pagamento da folha de novembro para esta terça-feira