Notícias

Primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em 2023

Segundo responsáveis pela criação da vacina, o efeito pode durar até 10 anos, mas é reversível

Por Redação com sites 23/09/2022 09h09
Primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em 2023

O primeiro contraceptivo masculino ficará pronto em 12 meses segundo os Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia

A nova forma de contraceptiva, chamada de Risug, abreviação de Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, é aplicada por vacina - que não é baseada em hormônios - e seu efeito pode durar até 10 anos. Porém, o efeito é reversível: basta aplicar uma injeção de bicarbonato de sódio e água.

O instituto ainda relatou que em o teste feito com 300 voluntários na Índia obteve 97% de eficácia e o Risug já estaria em aprovação pelas autoridades sanitárias do país.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

O Risug é um anticoncepcional que utilizará de um gel de polímero que irá revistar o ducto espermático. Usualmente, os espermatozoides passam por ductos para se juntar aos líquidos seminais e produzir o sêmem.

O Risug irá atuar impedindo que a viagem pelos ductos aconteça e, desta forma, impede a fertilização do óvulo. Para o funcionamento adequado, o homem terá que tomar duas doses (uma em cada ducto). O lado bom é que o procedimento leva apenas dois minutos e é feito com anestesia local.

O efeito colateral é brando: inchaço do escroto e dor na região da virilha por cerca de um mês. (Com informações de Exame)