Notícias
Consumo de álcool na menopausa pode aumentar o risco de doenças graves
Durante queda hormonal da menopausa, riscos de doença cardíaca, AVC e osteoporose aumentam. Médica sugere moderar o consumo
O consumo de álcool com moderação é um dos segredos para a boa saúde, especialmente para as mulheres que estão tentando reduzir os sintomas da menopausa.
De acordo com a médica Juliana Kling, diretora assistente do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, o consumo de álcool durante a menopausa pode piorar os sintomas relacionados à queda hormonal e aumentar o risco de doenças graves, como doença cardíaca, AVC e osteoporose.
Uma das maiores reclamações das mulheres durante a menopausa são os sintomas vasomotores, mais comumente conhecidos como ondas de calor. Cerca de 80% das mulheres têm ondas de calor e transpiração noturna, e para 30% delas, os sintomas serão severos.
“Muitas mulheres descreverão as ondas de calor como se fossem uma ardência que percorre o corpo e que parece ter sido gerada no peito”, explica a médica. “Elas estão associadas com o suor e podem ser extremamente incômodas durante o dia, mas também à noite durante o sono. “Os problemas do sono estão comumente associados com a menopausa e o álcool pode agravá-los”, completa Juliana Kling.
Peso saudável
Durante a menopausa, o risco de algumas doenças graves aumenta. Entre elas, estão infarto, AVC e osteoporose. O álcool pode tornar mais difícil manter um peso saudável, o que aumenta o risco para essas condições.
“Muitas de nós não reconhecemos as associações entre o álcool e os resultados prejudiciais para a saúde, como o risco de câncer de mama e o câncer colorretal”, acrescenta a médica.
Kling recomenda que as mulheres em menopausa limitem o consumo de álcool a uma dose por dia. Ela acrescenta que a prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada também são importantes para manter a saúde e amenizar os desconfortos característicos do período.
“Esses hábitos de estilo de vida saudável representam o que há de melhor em termos de ajuda durante a transição da menopausa”, explica.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
PM é preso por morte de enfermeiro em motel no interior de Alagoas
-
Cerimônia no palácio
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
-
Hipótese de duplo homicídio
Diretor Rob Reiner e sua mulher são encontrados mortos em Los Angeles
-
Combate ao crime
Polícia desarticula ação e prende quatro suspeitos com seis armas de fogo em Maceió
-
Prefeito Luciano Barbosa prestigiou
Mais de mil agentes de saúde e de endemias recebem diploma em Arapiraca



