Notícias

SAÚDE

Consumo de álcool na menopausa pode aumentar o risco de doenças graves

Durante queda hormonal da menopausa, riscos de doença cardíaca, AVC e osteoporose aumentam. Médica sugere moderar o consumo

Por Redação 09/08/2023 12h12
Consumo de álcool na menopausa pode aumentar o risco de doenças graves

O consumo de álcool com moderação é um dos segredos para a boa saúde, especialmente para as mulheres que estão tentando reduzir os sintomas da menopausa.

De acordo com a médica Juliana Kling, diretora assistente do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, o consumo de álcool durante a menopausa pode piorar os sintomas relacionados à queda hormonal e aumentar o risco de doenças graves, como doença cardíaca, AVC e osteoporose.

Uma das maiores reclamações das mulheres durante a menopausa são os sintomas vasomotores, mais comumente conhecidos como ondas de calor. Cerca de 80% das mulheres têm ondas de calor e transpiração noturna, e para 30% delas, os sintomas serão severos.

“Muitas mulheres descreverão as ondas de calor como se fossem uma ardência que percorre o corpo e que parece ter sido gerada no peito”, explica a médica. “Elas estão associadas com o suor e podem ser extremamente incômodas durante o dia, mas também à noite durante o sono. “Os problemas do sono estão comumente associados com a menopausa e o álcool pode agravá-los”, completa Juliana Kling.

Peso saudável

Durante a menopausa, o risco de algumas doenças graves aumenta. Entre elas, estão infarto, AVC e osteoporose. O álcool pode tornar mais difícil manter um peso saudável, o que aumenta o risco para essas condições.

“Muitas de nós não reconhecemos as associações entre o álcool e os resultados prejudiciais para a saúde, como o risco de câncer de mama e o câncer colorretal”, acrescenta a médica.

Kling recomenda que as mulheres em menopausa limitem o consumo de álcool a uma dose por dia. Ela acrescenta que a prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada também são importantes para manter a saúde e amenizar os desconfortos característicos do período.

“Esses hábitos de estilo de vida saudável representam o que há de melhor em termos de ajuda durante a transição da menopausa”, explica.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu