Notícias

BRICS

Putin afirma que a Rússia quer acabar com a guerra

Por Redação com site* 23/08/2023 16h04
Putin afirma que a Rússia quer acabar com a guerra

Nesta quarta-feira (23), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse por videoconferência, durante a cúpula dos BRICS que acontece na África do Sul, que o seu país quer acabar com a guerra na Ucrânia. Putin reforçou que o conflito foi desencadeado pelo Ocidente e pelos seus satélites na Ucrânia e que a intervenção militar se desencadeou somente por ter sido uma resposta na qual foi forçado a cometer. "Quero salientar que foi o desejo de alguns países de manter esta hegemonia que levou à grave crise na Ucrânia", declarou.

O líder russo não participa presencialmente da reunião dos BRICS porque é alvo de um mandado de detenção pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra e poderia ser detido em Joanesburgo, sendo substituído pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Putin também defendeu mais cooperação entre o grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para garantir ao mundo alimentos e recursos energéticos. "A Rússia é a favor do estabelecimento de uma cooperação mais estreita no âmbito dos BRICS para o fornecimento confiável e ininterrupto de energia e recursos alimentares aos mercados mundiais", apontou em seu discurso, acrescentando que Moscou está aumentando o abastecimento de combustíveis, produtos agrícolas e fertilizantes aos países do sul e contribui para fortalecer a segurança alimentar e energética global e combater a pobreza e a fome nos países mais necessitados.

*Diário de Pernambuco

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu