Notícias

EFICÁCIA

Seis mil unidades de novo medicamento contra HIV chegam em Alagoas

Combinação de dois antirretrovirais em um único comprimido deve ser indicada aos pacientes de forma gradual.

Por Redação com Ministério da Saúde 16/01/2024 10h10
Seis mil unidades de novo medicamento contra HIV chegam em Alagoas

O estado de Alagoas foi contemplado com seis mil unidades de uma inovadora combinação de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV ou AIDS: os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg, agora disponíveis em um único comprimido. A distribuição nacional dessa nova terapia, concluída pelo Ministério da Saúde, alcançou um total de 5,6 milhões de unidades do medicamento, beneficiando pacientes em todo o Brasil.

Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia a administração de combinações complexas de medicamentos de diferentes classes, visando suprimir o vírus e retardar a progressão da doença. Com a introdução deste novo medicamento, os usuários ganham a opção de um tratamento mais simplificado, com apenas uma dose diária.

A transição do uso de terapia com dois comprimidos para o novo regime será realizada de maneira gradual e contínua, seguindo critérios específicos, incluindo:

Idade igual ou superior a 50 anos;
Adesão regular ao tratamento;
Carga viral inferior a 50 cópias no último exame;
Início da terapia dupla até 30/11/2023.
A ampliação do público contemplado por esse novo modelo de tratamento poderá ser revisada em seis meses, levando em consideração fatores como a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento nas redes de saúde.

A terapia dolutegravir 50 mg + lamivudina 300 mg resulta de uma aliança estratégica entre Farmanguinhos/Fiocruz e as empresas farmacêuticas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline. Informações detalhadas sobre o uso da terapia e o preenchimento do formulário de dispensação de antirretrovirais podem ser encontradas em nota técnica no site do Ministério da Saúde.

Essa distribuição de medicamentos faz parte da estratégia prioritária do Ministério da Saúde para eliminar o HIV/AIDS como problema de saúde pública. Em 2023, o investimento da pasta ultrapassou a marca de R$ 1,8 bilhão em medicamentos contra o vírus.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu