Notícias

ENEM

Mais da metade dos participantes tem nota para 25% dos cursos do Sisu

Inep divulga resultados do exame nesta terça (16)

Por Redação com Correio Braziliense 16/01/2024 11h11 - Atualizado em 16/01/2024 11h11
Mais da metade dos participantes tem nota para 25% dos cursos do Sisu

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), o Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Segundo informações da pasta, a nota de 570 pontos, ligeiramente acima da média nacional de 539,66, proporciona acesso a 842 cursos de graduação em universidades públicas em todo o país. Essa pontuação corresponde a 20% do total de cursos ofertados em ampla concorrência no Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu), a maioria deles na área de licenciatura.

A conquista da nota de 570 pontos foi alcançada por 1 milhão e 14 mil candidatos, representando mais da metade do total de participantes. Na reserva de vagas para a rede pública, o número de cursos acessíveis com essa pontuação é ainda maior.

"43% dos candidatos estão acima do ponto de corte desses cursos, ou seja, mais da metade dos jovens brasileiros concluintes do Ensino Médio," explicou Rubens Lacerda, diretor de avaliação de educação básica do MEC.

Com a pontuação de 509, os candidatos garantem 25% das vagas no Programa Universidade Para Todos (Prouni).

"Essa não é uma competição para poucos, é uma porta de acesso aberta a todos os estudantes do Brasil," afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

As notas do exame já estão disponíveis para consulta na Página do Participante.

Desempenho na Redação

O desempenho dos estudantes na última edição do exame foi ligeiramente superior ao ano anterior: 60 estudantes alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos — em 2022, foram apenas 18. Apenas quatro deles são egressos da rede pública de ensino, provenientes dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. No Distrito Federal, apenas um estudante atingiu a pontuação máxima na prova.

"Consideramos que a principal razão para essa melhora foi o tema proposto, um assunto discutido mais amplamente pela sociedade e que mostra a capacidade dos jovens de tratar de problemas complexos," disse Lacerda.

Cronograma e Informações Futuras

O ministro da Educação, Camilo Santana, também anunciou que o edital do Prouni será publicado amanhã (17/1) e a consulta para oferta de bolsas estará disponível em 19/1. As inscrições para o programa começam em 29/1. Santana afirmou que ainda não há previsão para divulgação do cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pois a pasta está revisando as regras da política.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu