Notícias
Saiba por que as eleições nos EUA são sempre em uma terça-feira de novembro
Assim como nos últimos 180 anos, as eleições presidenciais nos Estados Unidos deste ano vão seguir uma tradição já conhecida dos norte-americanos: serão em novembro e nesta terça-feira, um dia útil. Nela, Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) disputarão quem será o próximo presidente americano.
A data escolhida para a votação atende a uma lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1845. O costume vem do contexto agrícola em que o país vivia no século 19, quando a lei foi aprovada.
Naquela época, os congressistas resolveram escolher novembro como o mês das eleições para coincidir com o período pós-colheita. Os parlamentares também levaram em consideração o clima. Novembro marca o outono norte-americano, com temperaturas amenas, mas sem frio intenso. Essa decisão facilitava a participação dos eleitores que viviam majoritariamente nas zonas rurais.
Por que terça-feira?
A lei aprovada nos Estados Unidos em 1845 determina que as eleições presidenciais sejam feitas sempre na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro. Essa decisão foi tomada para evitar que as eleições caíssem em 1º de novembro, que é o Dia de Todos os Santos.
No caso deste ano, a primeira segunda-feira de novembro é dia 4. Sendo assim, a eleição foi marcada para o dia 5. Já em 2016, o dia 1º de novembro caiu em uma terça-feira. Sendo assim, o pleito foi marcado apenas para o dia 8, após a primeira segunda-feira do mês. Historicamente, a terça-feira foi escolhida para atender aspectos culturais da sociedade norte-americana do século 19: o fim de semana era geralmente reservado para atividades religiosas, e a quarta-feira era utilizada em áreas rurais para o mercado.
Naquela época, os eleitores precisavam viajar longas distâncias para comparecer aos centros de votação, sendo que muitos saíam de casa com um dia de antecedência para chegar a tempo.
Com isso em mente, os congressistas optaram pela terça-feira, permitindo que os eleitores iniciassem suas viagens na segunda-feira, votassem no dia seguinte e retornassem a tempo para o mercado.
Nos últimos anos, alguns movimentos surgiram nos Estados Unidos pedindo para que as eleições aconteçam no fim de semana. Eles argumentam que a sociedade mudou, e o pleito em um sábado ou domingo contribuiria para o comparecimento de trabalhadores, tendo em vista que o voto no país não é obrigatório.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
MP investiga uso de documentos falsos para fraudes fiscais em AL
-
Programa Salva Mais
Menino que se afogou em Maceió é levado pelo Samu para seguir tratamento em Brasília
-
"Faz tudo o que não diz a lei"
Bolsonaro critica Moraes após indiciamento da PF e diz que luta começa na PGR
-
Entenda
PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado; ex-presidente nega trama
-
Após denúncias
Dois revólveres e cinco quilos de drogas são apreendidos em operações da PM em Murici e Branquinha