Notícias
Maceió participa de Fórum Urbano Mundial no Egito
Ao representar prefeito JHC, presidente do Iplan aborda desenvolvimento urbano sustentável
A capital alagoana marcou presença no Fórum Mundoal Urbano, no Egito. O secretário-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, que integra o Grupo Global de 31 Especialistas da ONU para Cidades Inteligentes centradas nas pessoas, representou a Prefeitura de Maceió e o prefeito JHC no 12º Fórum, organizado pela ONU-Habitat.
A conferência internacional ocorreu na capital do Egito, Cairo, de 4 a 8 de novembro, e teve como tema central “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
O evento reuniu líderes globais, organizações e cidadãos comprometidos em debater e desenvolver estratégias para os desafios urbanos e o desenvolvimento sustentável.
Carvalho integrou a mesa de debate "Capacidades em Ação: Como a Formação de Agentes Públicos e Sociais Pode Contribuir para a Transformação e Qualificação das Cidades Brasileiras de Forma Integrada e Sustentável".
A iniciativa discutiu o impacto da educação e da capacitação de agentes públicos para a construção de cidades mais inclusivas e ecologicamente integradas.
Carvalho abordou o papel das políticas locais e o compromisso de Maceió com o desenvolvimento urbano sustentável. A mesa contou com a presença da brasileira Ana Claudia Rossbach, subsecretária-geral da ONU e diretora-executiva da ONU-Habitat.
Antonio Carvallho também contribuiu com o painel "Índice de Desempenho Urbano". Foi discutida a necessidade de dados para orientar investimentos e políticas urbanas.
O debate girou em torno de estratégias de coleta de dados que possam atrair investidores e de como reduzir a lacuna de dados urbanos com o apoio de instituições multilaterais.
Convidado pela Rede Francesa de Agências de Planejamento Urbano, Carvalho também esteve no painel “Cidades como Agentes de Mudança: Troca entre Pares sobre Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas”, uma discussão focada na troca de experiências sobre o uso de tecnologias digitais para promover uma urbanização inclusiva e segura.
No painel “Localizando o Pacto Digital Global: Aliança Global de Prefeitos para Cooperação Digital”, o secretário representou o prefeito JHC em um debate sobre o Pacto Digital Global, que promove a colaboração em soluções digitais para o desenvolvimento urbano sustentável.
A iniciativa faz parte do compromisso global de construir um futuro urbano resiliente e sustentável, com cidades assumindo um papel de liderança na transformação digital.
"É uma honra representar Maceió e o prefeito JHC no 12º Fórum Urbano Mundial da ONU Habitat, reafirmando nosso compromisso com um desenvolvimento urbano sustentável e humanizado. Estamos aqui para trocar experiências e contribuir para debates sobre a formação de agentes públicos, o uso estratégico de dados e soluções digitais centradas nas pessoas. Maceió se compromete a transformar o planejamento urbano em uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento", ressaltou Carvalho.
O presidente do Iplan ainda pontuou a importância de alianças globais na construção de um futuro mais resiliente para as cidades.
Durante o evento, além de participar de mesas e painéis, Antonio Carvalho, teve uma reunião com o ministro das Cidades do Brasil, Jarder Barbalho, para debater a importância de políticas públicas integradas para o desenvolvimento urbano sustentável no contexto brasileiro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais