Notícias
Paulo Pimenta deixa Secom da Presidência após críticas; marqueteiro assume
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu quem assumirá a Secretaria de Comunicação Social (Secom). Após semanas de especulação, o marqueteiro Sidônio Palmeira, que fez parte da campanha presidencial de Lula em 2022, substituirá o ministro Paulo Pimenta no cargo.
A mudança na liderança da Secom vinha sendo discutida há alguns meses e foi acordada entre Lula e Pimenta. O ministro deixará a pasta na quarta-feira, 8, após um evento do governo que marca os dois anos das manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro. Pimenta sairá da função e se afastará no dia seguinte, 9, entrando de férias. O seu futuro no governo será discutido apenas após seu retorno. Sidônio Palmeira deve assumir a Secom na próxima semana, com posse marcada para o dia 14. Pimenta, que estará presente no evento, já iniciou a transição com o novo titular da pasta. O processo de passagem de responsabilidades começou na segunda-feira, 6, e continuará nesta terça, conforme Pimenta relatou ao jornal.
"Estamos fazendo uma transição com Sidônio, para que, a partir da semana que vem, ele possa assumir como o novo ministro da Secom. Estamos trabalhando juntos para garantir que tudo aconteça da melhor forma possível", disse Pimenta, destacando seu compromisso com o sucesso da Secom.
Ainda não está definido o próximo papel de Pimenta no governo. Seu nome está sendo cogitado para assumir a liderança do governo na Câmara, cargo atualmente ocupado por José Guimarães (PT-CE), ou até mesmo a chefia da Secretaria-Geral da Presidência, função exercida por Márcio Macêdo. O ministro, no entanto, não confirmou ou detalhou essas possibilidades.
"Minha relação com o presidente é de lealdade, confiança e amizade. Pedi ao presidente que pudesse manter o planejamento de férias que já havia feito com minha família. Só após meu retorno, ele decidirá qual será minha nova função", afirmou Pimenta.
Quem é Sidônio Palmeira? Sidônio Palmeira é publicitário e marqueteiro da campanha presidencial de Lula em 2022. Natural de Salvador, Bahia, ele já esteve à frente de várias campanhas vitoriosas do PT para o governo estadual, como as de Jaques Wagner e Rui Costa entre 2006 e 2018. Sua proximidade com Lula aumentou durante a última campanha presidencial, quando ele exerceu um papel de destaque, mantendo contato diário com o atual presidente.
Antes de ser anunciado como novo ministro, Palmeira já havia realizado algumas ações na Secom, como a produção de campanhas publicitárias, incluindo a peça sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, em novembro de 2024. Ele também foi responsável pela campanha de fim de ano do governo, com o slogan "Todo dia a gente faz um Brasil melhor", e acompanhou o pronunciamento de Lula no Palácio da Alvorada, transmitido em 23 de dezembro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Soluções e melhorias
Prefeito de Marechal Deodoro e BRK discutem soluções para melhorar abastecimento de água e saneamento básico
-
Em Penedo
Polícia Militar anuncia reforço na segurança para as festividades de Bom Jesus dos Navegantes
-
Futebol
CSA e ASA buscam vagas na fase de grupos da Copa do Nordeste em duelo decisivo
-
No interior de AL
Em briga por herança, homem é preso suspeito de matar irmão e esconder corpo em cacimba
-
Festa e tradição
Pinto da Madrugada anuncia desfile e calendário de eventos para o Carnaval 2025