Notícias
Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro registrou uma variação de 0,48%, encerrando o ano de 2024 com uma alta acumulada de 4,77%. Esse índice é utilizado para o cálculo do reajuste salarial anual de diversas categorias profissionais. A divulgação foi realizada nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, o INPC havia ficado em 3,71%.
O resultado de 2024 foi fortemente influenciado pelo grupo de alimentação e bebidas, que apresentou uma alta de 7,60% nos últimos 12 meses, contribuindo com 1,83 ponto percentual (p.p.) na variação anual. O segundo maior impacto veio do grupo de transportes, que registrou um aumento de 3,77%, com contribuição de 0,74 p.p.
O IBGE também informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, fechou o ano de 2024 com uma variação de 4,83%, ultrapassando o limite superior da meta de inflação do governo.
Diferenças entre o INPC e o IPCA - O INPC e o IPCA medem o custo de vida para famílias em diversas capitais, como Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.
A principal diferença entre os dois índices está no perfil das famílias que cada um considera: o IPCA abrange famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos, enquanto o INPC se restringe a famílias com rendimentos de até cinco salários mínimos.
Além disso, o peso atribuído aos produtos e serviços é distinto nos dois índices. No INPC, alimentos e bebidas têm maior peso do que no IPCA, refletindo que as famílias com menores rendimentos destinam uma proporção maior de seus gastos à alimentação. Já itens como passagens aéreas e planos de saúde pesam mais no IPCA.
Muitos sindicatos optam pelo INPC para calcular o reajuste salarial anual. O salário mínimo também considera o INPC na fórmula de seu reajuste, mas leva em conta o acumulado de 12 meses até novembro (4,84%), permitindo que o novo valor seja definido pelo governo no final de dezembro, com vigência já em janeiro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Mercado de trabalho
BRK abre novas vagas de emprego na Região Metropolitana de Maceió
-
Economia
Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%
-
Justiça
Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro
-
Até o dia 21 de janeiro
Defensoria Pública abre inscrições para estágio em Direito no município de Capela
-
Controlado pelos Bombeiros
Vazamento de gás veicular causa incêndio em galpão no bairro Clima Bom, em Maceió