Notícias
Desaprovação de Lula chega a 49,8%, a maior do mandato, aponta pesquisa
Uma pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta sexta-feira (10.jan.2025) revelou que a desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 49,8% no fim de 2024, o maior índice registrado nos dois anos de mandato do presidente.
De acordo com o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o desempenho de Lula, enquanto 2,4% não souberam ou preferiram não responder. A taxa de desaprovação tem mostrado uma tendência de alta desde abril do ano passado, quando 43,4% da população avaliava negativamente o governo. Os números apresentados no estudo estão dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, o que mantém a possibilidade de variação nos resultados.
A pesquisa também detalhou a avaliação do governo. Os dados indicam que 44,6% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”. Em contraste, 40,8% consideram o governo “ótimo” ou “bom”, e 13,3% o avaliam como “regular”.
O levantamento foi realizado entre 26 e 31 de dezembro de 2024, com 2.873 pessoas entrevistadas por meio de formulários on-line aleatórios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Tendência de queda de popularidade
Os resultados da AtlasIntel seguem a mesma tendência observada em outra pesquisa, do PoderData, publicada em dezembro de 2024. Segundo o levantamento do PoderData, a desaprovação ao governo Lula havia atingido 48%, enquanto a aprovação estava em 45%. A margem de erro para essa pesquisa também é de 2 pontos percentuais, indicando um empate técnico.
Desde a posse de Lula, a percepção negativa sobre seu governo cresceu 9 pontos percentuais, saltando de 39% para 48%. Já a avaliação positiva caiu 7 pontos no mesmo período, passando de 52% para 45%.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Entenda
O Drex, moeda digital brasileira, avança no Senado e pode ser lançado em 2025
-
A Defensoria Vai Até Você
Defensoria Pública atende moradores do Benedito Bentes e Clima Bom a partir da terça-feira (14)
-
Pesquisa AtlasIntel
Desaprovação de Lula chega a 49,8%, a maior do mandato, aponta pesquisa
-
LEGISLATIVO
Deputado de AL quer suspender normas da Receita para o Pix
-
Mercado de trabalho
BRK abre novas vagas de emprego na Região Metropolitana de Maceió