Notícias
Trotes: Samu Alagoas recebeu mais de 55 mil ligações indevidas em 2024
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 253.412 chamadas em 2024, computadas nas centrais Maceió e Arapiraca. Dessas ligações, 55.850 resultaram em teleatendimentos, que são orientações médicas que a equipe realiza da Central das Urgências (CRU) sem necessariamente deslocar ambulâncias, motolâncias ou o Serviço Aeromédico.
Entre os atendimentos realizados, 1.955 foram psiquiátricos (média de 5,43 por dia), 372 de tentativa de suicídio, 190 cardiológicos, 13.479 casos clínicos e 7.243 relacionados a acidentes de trânsito. O ponto negativo, mais uma vez, foi o número de trotes. Foram 55.534, o que representa uma média de 154 ligações por dia. Já 51.408 foram chamadas indevidas, um desafio que ainda impacta a rotina das equipes e prejudica os serviços dos socorristas. São chamadas em que o solicitante, através do 192, pede o número de telefone de um determinado hospital ou o número de algum médico especialista, entre outros exemplos.
Em 2024, o Samu de Alagoas também ganhou reforços significativos. Foram adquiridas 17 novas ambulâncias e 10 motolâncias por meio de doação do Governo Federal e também com recursos do Governo do Estado. Este ano, a previsão é que cheguem mais nove ambulâncias do Ministério da Saúde.
“Com esse novo suporte, conseguiremos atender ainda mais rapidamente às urgências e emergências, salvando mais vidas e garantindo um serviço de qualidade à população. Também vamos intensificar os cursos de aperfeiçoamento para nossos profissionais, fortalecendo a excelência no atendimento”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a relevância do Samu. “O Samu é um dos pilares da Sesau. Sua atuação ágil e eficiente no atendimento pré-hospitalar móvel é fundamental para salvar vidas e garantir à população assistência em momentos críticos”, enfatizou.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veja orientações
Dengue: avanço do sorotipo DENV-3 preocupa autoridades e exige atenção redobrada
-
Desafios à equipe
Trotes: Samu Alagoas recebeu mais de 55 mil ligações indevidas em 2024
-
Estupro de vulnerável
Homem com vasta ficha criminal é preso em casa acusado de estupro em Piaçabuçu
-
Ocorrências da PM
Policiais apreendem armas e drogas durante ocorrências no Agreste e Sertão de Alagoas
-
Nordeste
Pernambuco declara situação de emergência em 117 municípios devido à estiagem prolongada