Notícias

Comercialização proibida

Fiscalização apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos em Maceió

Por Redação 24/01/2025 14h02
Fiscalização apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos em Maceió

O Procon Alagoas, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação de fiscalização  que resultou na apreensão de aproximadamente 245 caixas de cigarros eletrônicos. A ação, nessa quinta-feira (23), contou com o apoio da Seção de Capturas da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), teve como objetivo combater a venda ilegal de produtos como cigarros eletrônicos e armas de gel, que, além de proibidos, representam riscos à saúde e à segurança.

A fiscalização foi conduzida em estabelecimentos da capital alagoana, especialmente no centro de Maceió, onde uma loja foi flagrada comercializando cigarros eletrônicos, conhecidos como vapers ou pods. Além de uma grande quantidade de modelos, a loja promovia os produtos nas redes sociais, oferecendo preços acessíveis para atrair o público.

Desde 2009, a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, a comercialização clandestina desses dispositivos tem crescido no país, sendo associada à falsa ideia de que são menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais.

O Procon Alagoas reforça os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos. Estudos apontam que esses produtos contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar o sistema respiratório, cardiovascular e até o cérebro. Além disso, o alto teor de nicotina pode aumentar o risco de dependência. Em declaração, o diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, destacou a relevância da ação para garantir a proteção da saúde pública. “Esses produtos são proibidos no Brasil e oferecem sérios riscos à saúde da população. Continuaremos nosso trabalho de fiscalização e combate a essa prática ilegal", afirmou.

O Procon Alagoas alerta a população sobre a importância de denunciar a comercialização irregular de produtos proibidos. Os consumidores podem registrar denúncias e reclamações por meio do telefone 151, WhatsApp (82) 98883-7586 ou de forma presencial, mediante agendamento, no site oficial: agendamento.seplag.al.gov.br.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu