Notícias
Confira data e horário do primeiro eclipse lunar de 2025

O primeiro eclipse lunar de 2025, visível em toda a América Latina, incluindo o Brasil, acontecerá nesta semana. De acordo com a NASA, o fenômeno poderá ser observado no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental.
Segundo a NASA, o eclipse ocorrerá na madrugada entre os dias 13 e 14 de março (quinta e sexta-feira). O fenômeno começará às 00h57 (horário de Brasília) do dia 14, com sua fase total iniciando por volta das 3h25. Esse será o momento em que a Terra se posicionará entre o Sol e a Lua, e essa fase durará aproximadamente uma hora e cinco minutos. Durante o evento, a Lua adquirirá tons que variam entre o alaranjado e o avermelhado.
A fase total do eclipse será atingida por volta das 3h25 (horário de Brasília) e terá uma duração de cerca de uma hora e cinco minutos, proporcionando tempo suficiente para observar a mudança de cor da Lua. Para acompanhar o evento, é importante prestar atenção às seguintes fases:
- 00h57: Início do eclipse penumbral
- 02h09: Início do eclipse parcial
- 03h26: Início da totalidade do eclipse, quando a Lua assume tom avermelhado
- 04h31: Término da totalidade
- 05h47: Fim do eclipse parcial, mas com a Lua ainda na penumbra
- 07h00: Fim do eclipse penumbral
Dicas para observar o eclipse
Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser observado sem proteção para os olhos. Para uma melhor visualização do fenômeno, recomenda-se:
- Evitar áreas com muitas luzes artificiais;
- Procurar locais mais escuros, como praias, campos ou estradas;
- Não escolher locais de difícil acesso, a fim de evitar riscos.
Se as condições climáticas forem favoráveis e o céu estiver limpo, o fenômeno será visível em todo o território brasileiro.
A Lua segue uma órbita ao redor da Terra, enquanto a Terra orbita o Sol. Em determinados momentos, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Quando isso acontece, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela Lua – é essa luz que faz a Lua brilhar. Em vez de a luz atingir a superfície lunar, a sombra da Terra recobre a Lua, criando o efeito do eclipse. Esse fenômeno, segundo a NASA, só ocorre durante a Lua cheia.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Risco aumenta no período de chuvas
Saúde alerta população sobre doenças de veiculação hídrica
-
Ficou ferida
Mulher é atacada por boi solto na cidade de Satuba
-
Polícia investiga
Marido de vereadora é executado com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
-
Vítima de infarto
Morre ao 35 anos jornalista e ativista Gustavo Amorim
-
Consulte seu crédito
Sefaz Alagoas paga mais de R$ 1 milhão em prêmios da Nota Fiscal Cidadã