Notícias

Diplomas médicos

Aprovados no Revalida 2024-2 devem escolher universidade para revalidação de diploma

Por Redação com agências 24/03/2025 17h05
Aprovados no Revalida 2024-2 devem escolher universidade para revalidação de diploma

Os candidatos aprovados no segundo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2024 têm até esta segunda-feira (24) para indicar a universidade onde irão realizar o processo de revalidação de seus diplomas. O procedimento de revalidação, realizado pelas universidades parceiras, envolve a análise do diploma e do currículo do médico formado no exterior. A lista das universidades parceiras está disponível no Sistema Revalida para que os participantes encaminhem seus processos.

Após escolher a instituição de ensino superior, os aprovados deverão apresentar a documentação exigida pela universidade, incluindo o diploma de graduação original, que é obrigatório. Algumas universidades também poderão solicitar documentos pessoais adicionais.

O resultado final do Revalida 2024-2 foi disponibilizado desde sexta-feira (21). Para consultar os resultados, os participantes devem acessar a página do participante no Sistema Revalida utilizando seu CPF e a senha do portal Gov.br. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os pareceres sobre os recursos apresentados, bem como os espelhos de correção da prova de habilidades clínicas, que avalia tarefas específicas dos candidatos. A relação final dos aprovados também foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).

O Revalida é destinado a profissionais formados em medicina no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame tem como objetivo assegurar a qualidade do atendimento médico prestado no país, tanto por médicos estrangeiros quanto por brasileiros formados fora do Brasil. Desde 2011, o exame é aplicado pelo Inep, com a responsabilidade de revalidar os diplomas nas universidades públicas brasileiras que aderiram ao processo. O exame é dividido em duas etapas: teórica e prática. A prova teórica inclui 100 questões de múltipla escolha e questões discursivas, e o candidato só pode seguir para a segunda etapa, a prova prática, se for aprovado na fase teórica.

A fase prática avalia as habilidades clínicas dos participantes em diferentes cenários de prática profissional, como atendimentos em atenção primária, ambulatórios, internação hospitalar, pronto-socorro e medicina comunitária. A avaliação é baseada nas diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina e nas normas da legislação profissional. Para mais informações sobre o Revalida, os interessados podem acessar o site do Inep.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu