Notícias
Hemoal realiza campanha de cadastro de doadores de medula óssea neste sábado (20) em Maceió
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza neste sábado (20), das 8h às 12h, mais uma ação itinerante para cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A campanha ocorrerá na Top Sports Academy, localizada na Avenida Cid Scala, no bairro do Poço, em Maceió.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A meta é aumentar as chances de pacientes que aguardam por um transplante, como os diagnosticados com leucemia. Segundo o Hemoal, a compatibilidade é rara: em média, apenas uma em cada 100 mil pessoas cadastradas é compatível com um paciente.
Para participar do cadastro, o voluntário precisa ter entre 18 e 35 anos, apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e Cartão SUS. Após a triagem documental, será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para análise genética.
Algumas condições de saúde impedem a participação no cadastro, como histórico de câncer hematológico, doenças autoimunes — como lúpus — ou infectocontagiosas, como HIV/Aids.
Se houver compatibilidade com algum paciente, o doador é contatado e passa por exames complementares. A doação é realizada por punção na medula óssea — que não deve ser confundida com a coluna vertebral — e o procedimento permite que o voluntário retorne às suas atividades em até 48 horas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



