Notícias
Teleterapia transforma vidas e oferece acesso gratuito à saúde mental em Maceió
Larissa Evelly Silva Pereira Santos, 19 anos, natural do Ceará, encontrou no programa de Teleterapia o apoio necessário para superar um momento difícil de sua vida e retomar seus sonhos. Ela lembra como se sentia perdida, sem condições financeiras para buscar ajuda profissional. "Quando encontrei o programa, estava no fundo do poço. Meu estado psicológico estava abalado e eu não tinha como pagar um psicólogo. Foi nesse momento que descobri a teleterapia e, com a ajuda de um psicólogo excelente, consegui começar a conquistar minha saúde mental novamente", compartilhou.
Para Larissa, o programa foi um divisor de águas, tanto para ela quanto para outras pessoas que, como ela, nunca haviam feito acompanhamento psicológico. "Hoje, me arrependo de não ter procurado antes. Esse cuidado mudou minha rotina, trouxe autocuidado e transformou minha vida. A ajuda psicológica transforma vidas, muda destinos e torna possível aquilo que parecia impossível. Eu sou a prova disso", destacou.
O programa Teleterapia tem sido um alicerce importante para muitas pessoas, como Ailana Santos, fisioterapeuta de 32 anos. Ela encontrou no serviço uma forma de lidar com crises de ansiedade e dificuldades tanto pessoais quanto profissionais. "Achei uma iniciativa muito positiva. Muitos problemas começam com o adoecer mental, e ter acompanhamento psicológico de qualidade fez toda a diferença. Hoje, socializo melhor, enfrento os desafios da profissão com mais confiança, e me sinto mais equilibrada. Se não fosse esse programa, talvez eu tivesse até desistido da minha carreira. Foi um divisor de águas", revelou.
A psicóloga Anne Caroline Omena, de 49 anos, também recorreu ao Teleterapia quando estava sobrecarregada com o trabalho de cuidar de idosos e não podia sair de casa para fazer terapia presencial. "O programa foi um divisor de águas na minha vida. Ele me ajudou a retomar meus planos e a energia para o futuro. Sou usuária do SUS e recomendo a todos. Se não fosse esse acolhimento, eu estaria estagnada, sem forças para seguir em frente", afirmou, destacando a importância do apoio psicológico.
O programa Teleterapia foi lançado pela Prefeitura de Maceió em junho de 2025, após um período piloto iniciado em janeiro. Ele já atendeu 189 mil pessoas de janeiro a agosto deste ano e continua crescendo, com 50 psicólogos disponíveis para atender a população 24 horas por dia, todos os dias da semana. O serviço está acessível a todos, gratuitamente, e qualquer pessoa pode se inscrever pelo site (teleterapia.org.br) ou WhatsApp (82 3312-5492), passando por uma triagem e definição do plano terapêutico.
O prefeito JHC, ao destacar a importância do programa, afirmou: “Estamos cuidando da saúde mental com a mesma prioridade que cuidamos da saúde física. Nosso objetivo é garantir que qualquer pessoa, independente de condição financeira ou local de moradia, tenha acesso a apoio psicológico rápido, gratuito e de qualidade. Esse é um compromisso da nossa gestão com a vida e o bem-estar da população”.
O Teleterapia é um investimento de R$ 5 milhões, viabilizado por emenda do então senador e atual vice-prefeito Rodrigo Cunha. A coordenadora do programa, psicóloga Isabella Costa, revelou que a maior parte do público atendido são mulheres (83,52%) e que o programa atinge diferentes faixas etárias, com maior concentração entre 30 e 59 anos (55,56%), seguido de jovens de 18 a 29 anos (39,31%).
Isabella ressaltou que o formato digital do serviço tem sido uma grande inovação, proporcionando maior acesso ao atendimento psicológico, especialmente para aqueles que moram em áreas distantes, têm dificuldade de locomoção ou pouco tempo disponível. "O formato online tem fortalecido o vínculo terapêutico, além de ajudar na prevenção e estimular o autocuidado. Se o paciente não se adaptar ao atendimento online, há possibilidade de encaminhamento para unidades de saúde da prefeitura", explicou.
Para ela, o programa representa um avanço histórico na saúde mental de Maceió. "O Teleterapia coloca a cidade como referência em inovação na saúde mental. É gratuito, acessível 24 horas por dia e quebra barreiras financeiras, geográficas e sociais. A gestão JHC mostrou que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Este programa já transformou centenas de vidas e continuará transformando muitas outras", concluiu Isabella.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa


