Notícias

Entenda o processo

TRE-AL permite participação de Paulão e Federação Brasil da Esperança em investigação sobre suposta captação ilícita de recursos

Por Redação 23/09/2025 17h05
TRE-AL permite participação de Paulão e Federação Brasil da Esperança em investigação sobre suposta captação ilícita de recursos

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, nessa segunda-feira (22), por meio de um processo conduzido pelo desembargador Sóstenes Alex Costa De Andrade, que o deputado federal Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão, e a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) poderão participar da investigação sobre a suposta captação ilícita de recursos de campanha do candidato João Victor Loureiro Pessoa Catunda, nas eleições de 2022.

O deputado Paulão e a Federação, que fazem parte da coligação concorrente, argumentaram que a possível cassação dos votos de João Catunda poderia afetar o resultado da eleição, resultando na perda de uma das cadeiras conquistadas pela coligação, o que impactaria a composição da bancada alagoana na Câmara dos Deputados.

Com a decisão do TRE-AL, Paulão e a Federação Brasil da Esperança passaram a ser considerados assistentes simples no processo. Isso significa que, a partir do julgamento, terão cinco dias para apresentar suas manifestações por escrito antes que o caso seja retomado.

A ação segue em análise no tribunal e pode resultar na anulação dos votos de João Catunda, além de um possível recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Caso a decisão se concretize, pode haver alterações significativas na atual composição da bancada alagoana na Câmara dos Deputados.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu